Destaques

UFBA sedia o 13º Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil

O evento que acontece nos próximos dias 23 a 27 de agosto terá palestra da arquiteta paisagista Rosa Kliass na abertura

enepea

 

O CAU/BA, em conjunto com CNPQ e Fapesb, patrocina o 13º ENEPEA, que tem como tema central Paisagismo Necessário – Verde Social. O Encontro, organizado pela UFBA, tem como proposta ampliar o conhecimento dos professores e alunos sobre o campo do paisagismo e avaliar caminhos para que as faculdades de todo país estruturem melhor essa área de conhecimento.

A diretora da Faculdade de Arquitetura da UFBA Naia Alban destaca que “essa é uma demanda do momento contemporâneo. É interessante pontuar que quem mais tem trazido essa questão são os alunos. O grande número de estudantes que fez intercâmbio em diversos países do mundo inteiro, voltaram com essas novas demandas relacionadas à questão ambiental e de sustentabilidade. Portanto, a Escola precisa abrir esse espaço. Nacionalmente, é também uma oportunidade para que se conheçam projetos e trabalhos que estão sendo desenvolvidos em outras capitais, em outros estados. É uma troca”.

O professo Paulo Kalil, da coordenação geral do evento, lembra que em 1978 foi realizado aqui na Bahia o Encontro da Federação de Arquitetura e Paisagismo Mundial. O evento de 38 anos atrás tinha como tema o processo de industrialização que viviam os países do terceiro mundo, apesar do pioneirismo do Estado, depois do encontro o tema não teve grande destaque. O novo evento, que ocorrerá agora entre os dias 23 e 27 de agosto tem foco no ensino do paisagismo nas faculdades de arquitetura.

Os organizadores esperam contar com a participação de todas as faculdades de arquitetura da Bahia. “Teremos um encontro com objetivos bem específicos. O foco é discutir o ensino. Por isso, será um encontro com professores, mas que também contará com a participação dos alunos. A gente percebe o despertar da matéria paisagismo, que para os alunos de arquitetura é importantíssima, em primeiro lugar porque é um campo em ascensão, arquitetos paisagistas ainda são poucos. Em segundo lugar, é preciso que as pessoas percebam que o desenho do espaço, a escala, compete ao arquiteto” explica Paulo Kalil.

Palestra de Rosa Kliass

O evento fará uma homenagem especial à arquiteta e paisagista Rosa Kliass, que já confirmou presença na mesa de abetura no dia 23 de agosto. Rosa Kliass é baiana, nascida em São Roque, é uma das mais importantes arquitetas-paisagista da história do paisagismo brasileiro moderno e contemporâneo. Entre sua obras mais conhecidas estão o Vale do Anhangabaú e o Parque da Juventude, ambos em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo