Notícias

Semana de Arquitetura da UFBA começa nesta segunda-feira

Copas São Mundos - projeto

“ Copas são Mundos” será uma das ações da 4ª Semana de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia – UFBA, organizada pelo DEA da FAUFBA. Será uma intervenção da Professora Aruane Garzedin, que acontecerá no estacionamento ao lado da Casa da Extensão. “O projeto Copas São Mundos” trata de intervenções artísticas em árvores em espaços livres de Salvador. A ideia é aumentar a percepção estética e o conhecimento da importância desses elementos para a qualidade visual e ambiental da paisagem, para a dinamização do espaço público e para a transformação dos espaços em “lugares”.

Pretende também destacar a necessidade de se instituir no campo das análises e das intervenções urbanas um olhar capaz de perceber a riqueza e a complexidade dos acontecimentos urbanos em nível do corpo, da pequena e da microescola. Para isso, a proposta explora as potencialidades das árvores no espaço urbano através do acionamento de imagens poéticas, de usos e apropriações sociais e da educação ambiental. Pela sua abordagem ampla e pelos seus objetivos, o projeto “Copas São Mundos” situa-se na interface entre educação ambiental, urbanismo e arte, seguindo a tendência contemporânea de eliminação das fronteiras entre esferas de ação e de conhecimento afins que necessitam um diálogo entre si.

O projeto traz ainda em seu título uma provocação no sentido de destacar a necessidade de soluções urbanísticas simples, porém fundamentais ao desenvolvimento de situações cotidianas e à melhoria da qualidade de vida dos habitantes da cidade. A criação de espaços livres capazes de comportar a presença de árvores é exemplo de uma necessidade básica do cidadão, mas que em Salvador, é negligenciada pelo poder público. Na maioria dos bairros populares, os espaços públicos são escassos ou quase inexistentes.

Os organizadores da Semana de Arquitetura que vai até o dia 09 de agosto, pedem que os participantes venham de carona, bicicleta, táxi ou a pé, ou mesmo, evitando usar o estacionamento e assim ajudar a desfrutar dessa proposta que vem  somar criticamente ao momento de tantos questionamentos sobre o papel público das cidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo