Destaques

Salvador recebe curso sobre Patrimônio Sacro

O Mosteiro de São Bento da Bahia realizará, de 14 a 19 de setembro, curso sobre arte sacra. Intitulado “Patrimônio Sacro: História, Preservação, Restauro”, o curso será ministrado por Marcos Tognon, arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto, que também é mestre em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Storia Della Critica D’arte – Scuola Normale Superiore Di Pisa.

O curso tem como objetivo estudar a história e a formação da Arquitetura Religiosa no Brasil, suas tipologias e configurações entre os séculos XVI e XX, e as respectivas iniciativas de valorização e de restauro do patrimônio sacro na atualidade. Entre os conteúdos, está a capacitação dos participantes na interpretação das tipologias, estruturas compositivas, técnicas construtivas e ambiências urbanas dos monumentos religiosos católicos brasileiros nas principais cidades e capitais brasileiras. Serão apresentados também as principais referências na preservação do patrimônio sacro, desde as cartas legislações válidas no Brasil, assim como as indicações da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja, instituída em 1988 pela V.S. Papa João Paulo II.

O curso tem vagas limitadas. As inscrições já estão abertas e devem ser solicitadas através do e-mail saobentoarte@gmail.com

 

Mosteiro de São Bento realizará curso sobre arte sacra
Sobre o Professor:

Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Arte. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo e Restauro dos Bens Culturais Edificados, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arquitetura no Brasil, História da Conservação do Patrimônio Histórico-Artístico, Crítica de Arquitetura, História das Técnicas construtivas históricas e Inovação Tecnológica do Restauro Arquitetônico. É coordenador do I.P.R. (Inovação e Pesquisa para o Restauro) da Agência de Inovação da UNICAMP e conselheiro do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), mandato 2006-2008.

 

Programação

  • 14/09: A origem das tipologias religiosas no Brasil Colonial;
  • 15.09:O repertório formal, artístico e técnico do Patrimônio Sacro Brasileiro edificado (séculos XVI-XX);
  • 16.09:As políticas de preservação no Brasil;
  • 17.09:Cartas Patrimoniais, Legislação e as Indicações Pontifícias;
  • 18.09:O restauro do patrimônio sacro: estudos de casos brasileiros 1930-2010;
  • 19.09:Visita ao centro histórico da cidade de Cachoeira (sábado).

 

Serviço

Local: Mosteiro de Nossa Senhora da Graça (Avenida Princesa Leopoldina, 133)

Período:14 a 19 de setembro de 2015

Horário: 17 a 20h

Investimento: 350

 

MAIS SOBRE: Destaques Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo