Destaques

Salvador, qual é o seu futuro?

 

Salvador é uma cidade singular. Com paisagens poéticas, clima favorável e povo hospitaleiro, viver aqui é sinônimo de perene boa energia. É uma cidade com história suficiente para seus 468 anos. Foi a primeira capital do Brasil e, por mais de 200 anos, figurou como centro das mais importantes decisões administrativas e políticas daquele país que estava, ainda, sendo formalmente constituído.

Salvador é uma cidade de fé e sincretismo. Suas ruas comportam 372 igrejas, 11 fortes e quase 3 milhões de soteropolitanos. Sua orla marítima possui 50 km de extensão. Em dados recentes, mais de 50 mil novas mudas de árvores crescerão neste solo. Como é uma capital generosa, ainda recepciona, feliz, ao longo do ano, mais de 8 milhões de turistas. Salvador é, de fato, uma cidade singular.

Mas, como nada pode ser perfeito, sofre as agruras de uma metrópole brasileira do século XXI. Seu sistema metroviário precisou de mais de uma década para engatinhar os primeiros passos. Sua frota de ônibus com mais de 2 mil veículos não transporta, de forma adequada, os passageiros. Ainda existem pessoas morando em palafitas, ainda tem altos índices de desemprego, ainda tem crianças nos semáforos e fora da escola.

Há um conjunto arquitetônico declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade em processo de deterioração. O frontispício da cidade está se perdendo em ruínas e as ações em favor da manutenção desta identidade não estão acompanhando o rigor do tempo. Quando a arquitetura se deteriora, a memória da cultura de um povo se apaga também.

A cada cidadão, entidade, agente político, gestor público cabe a responsabilidade da observação atenta, a cobrança firme e a propositura de mudanças. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia celebra esta data, mas também reflete acerca daquilo que Salvador ainda pode vir a ser.

Salvador é cidade para além do Carnaval. Cabe, a cada um de nós, querer!

Publicado em 29/03/2017

MAIS SOBRE: Destaques Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo