Destaques

Reunião da Comissão de Política Profissional destaca projeto de arquitetura social

Vice-Presidente do CAU/BA e Coordenador da Comissão de Políticas Profissionais, Raul Nobre, afirma que programa da UFBA "é como o SUS da arquitetura".
Vice-Presidente do CAU/BA e Coordenador da Comissão de Exercício Profissional, Raul Nobre, reconhece programa da UFBA “como se fosse o  SUS da arquitetura”

 

Hoje, 31, aconteceu na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia a reunião da Comissão de Política Profissional (CPP) do CAU/BR. A comissão especial funciona como a assistência técnica do exercício profissional e defende a importância da arquitetura social.

As reuniões da comissão geralmente acontecem em Brasília, mas em algumas ocasiões se deslocam entre os CAU/UF para estreitar as relações entre os conselheiros e a sociedade. Na Bahia, a reunião aconteceu na sede do conselho e contou com a iniciativa da UFBA, destacando a atuação da Residência Técnica em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia da instituição. O projeto do curso de pós-graduação lato sensu atua na  Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade.

O programa tem como perspectiva a elaboração de projetos inovadores de interesse social, promovendo a melhor qualidade de moradia. Para isso, além do curso, a Residência Técnica abrange também trabalho de campo para assistência técnica e elaboração de projetos, por meio de oficinas, pesquisa, planejamento, e outras atividades. Essa proposta é pautada na Lei Federal No. 11.888, de 24 de dezembro de 2008, que assegura às famílias de baixa renda, de até três salários mínimos, de áreas urbanas ou rurais, assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia. De acordo com o Vice-Presidente do CAU/BA e Coordenador da Comissão de Exercício Profissional, Raul Nobre Martins Júnior, a Residência Técnica “é como se fosse o SUS da arquitetura”.

A primeira entrega de Projeto da Residência aconteceu em janeiro desse ano e foram realizados para a comunidade Remanescente do Quilombo Rio dos Macacos. A Residência Profissional em AUE se assemelha a Residência Médica e a Residência Social, já implantadas na UFBA. Tem um caráter pluridisciplinar, de oferta anual, gratuito, voltado para capacitação profissional e cidadã, de forma integrada às instituições de interesse público, municípios e movimentos sociais atuantes nessa área, ampliando, assim, a inserção social da universidade pública.

 

WhatsApp-Image-20160531 (2)
Conheça mais sobre o programa de Residência Técnica aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo