Destaques

Residência de Arquitetura da UFBA é tema de Plenária do CAU/BA

O programa de Residência em Arquitetura da Universidade Federal da Bahia – UFBA, foi tema da Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA, deste mês, realizada nos dias 26 e 27. A arquiteta e urbanista Ângela Gordilho, responsável pela iniciativa, foi convidada pelo Conselho para apresentar o projeto que, segundo o presidente em exercício, Guivaldo Baptista, converge com os propósitos  do CAU no que diz respeito a  valorização profissional, uma das principais atribuições e prioridades do Conselho.

A Universidade Federal da Bahia por meio da Faculdade de Arquitetura, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do LabHabitar, em parceria com a Escola Politécnica, toma a dianteira, lançando um novo programa de Residência, semelhante ao que já ocorre na medicina, para viabilizar Assistência Técnica em Habitação de Direto à Cidade, com o ingresso da  sua primeira turma, já no próximo semestre letivo. Este projeto, segundo a arquiteta Ângela Gordilho, finalmente põe em prática a Lei Federal No. 11.888/2008, de Assistência Técnica Pública e Gratuita para Habitação de Interesse Social.

Durante a apresentação, a professora explicou que a perspectivas do curso é que se amplie como atividade continuada, em rede nacional. “Para isso, o apoio de instituições de interesse público, de municípios aderentes e de movimentos pela moradia digna, é fundamental, como base de sustentação, aprimoramento e replicação”. Segundo a arquiteta, com essa extensão da universidade, a meta é  capacitar profissionais e cidadãos para viabilizar projetos inovadores de inserção urbana e inclusão social,  “aprendendo com a cidade, em um amplo e permanente diálogo que defina novos compromissos na construção dos espaços onde vivemos”.

A Residência tem como perspectiva a elaboração participativa de projetos inovadores de interesse social, com vistas a ampliar o acesso a recursos públicos na promoção de melhor qualidade de moradia e fortalecimento da cidadania. Para isso, além do curso, a Residência Técnica abrange trabalho de campo para assistência técnica e elaboração de projetos, por meio de oficinas, pesquisa, planejamento, e outras atividades correlatas.

Além do CAU/BA, apoiam a proposta a Superintendência Nacional de Assistência Técnica e Desenvolvimento Sustentável da Caixa Econômica Federal (GEAST), da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) do Estado da Bahia, do Ministério das Cidades, do IAB –BA – Instituto de Arquiteto do Brasil  e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo