Destaques

Quitandinha + 50 discute os problemas dos centros das grandes cidades

seminário da iab

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA) realiza nos dias 23 e 24 de agosto o sexto ciclo dos Seminários de Política Urbana Quitandinha+50. Com o tema “Esvaziamento dos Centros: a dinâmica urbana e a expansão incontrolável”, o Q+50 acontece no Auditório Alfredo Britto, na Faculdade de Medicina da Bahia, localizado no Centro Histórico de Salvador. Arquitetos, urbanistas, profissionais e estudantes de áreas afins, além de pessoas interessadas em discutir a cidade podem participar. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no próprio local do evento, no dia 23 de agosto, a partir das 8h30, até a lotação do auditório.

A palestra magna será proferida pelo arquiteto Pablo Contrucci, que apresentará a experiência de reocupação do centro de Santiago, no Chile. Professor e consultor nas áreas de desenvolvimento e renovação urbana, Contrucci foi, entre 1997 e 2000, diretor executivo da Corporación para el Desarrollo de Santiago, quando coordenou diversos projetos, dentre os quais o Programa de Repopulação do Município de Santiago, que implantou 21.000 novas residências na área central da capital chilena.

O evento terá três mesas redondas. A primeira delas discutirá “Políticas públicas, planejamento urbano e centralidades metropolitanas em Salvador” e contará com a participação do Secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, do Secretário de Urbanismo e Transporte do Município de Salvador, José Carlos Aleluia, da Presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa da Bahia, e da deputada estadual Maria Del Carmen. O Professor Titular de Urbanismo da UFBA, arquiteto Heliodorio Sampaio, atuará como debatedor dessa mesa.

A mesa redonda “Os desafios das áreas centrais das metrópoles brasileiras” discutirá as experiências recentes e os desafios contemporâneos das áreas centrais do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, através das contribuições dos arquitetos e urbanistas Sérgio Magalhães (Presidente Nacional do IAB), Regina Meyer (Professora Titular da FAU-USP) e Geraldo Marinho (Professor da UFPE), tendo o arquiteto e professor Isaías Carvalho como debatedor. Por fim, a mesa redonda “Olhares sobre a dinâmica urbana de Salvador e suas centralidades” terá as participações dos arquitetos e urbanistas e professores da UFBA Isaías Carvalho, Alberto “Chango” Cordiviola e Francisco Ulisses Santos Rocha e do economista Ronald Lobato. O ex Presidente do IAB-BA Luiz Antônio de Souza será o debatedor dessa mesa.

Meio século após o histórico Seminário Nacional de Reforma Urbana realizado no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, Rio de Janeiro, o IAB promove o ciclo de Seminários de Políticas Urbanas Quitandinha+50, com o intuito de discutir as metrópoles brasileiras, o território, a moradia e o papel do espaço público na cidade do futuro. O Q+50 é formado por eventos temáticos realizados em diferentes estados, dos quais já foram realizados, neste ano, os seguintes seminários: “Arquitetura, Cidade, Metrópole: Democratizar cidades sustentáveis”, evento de abertura da série realizado no Rio de Janeiro; “A Moradia Brasileira”, na cidade de Rio Grande (RS); “Gestão das Cidades”, em São Paulo (SP); “Espaço Público: Cultura, patrimônio e cidadania”, em Brasília (DF) e “Mobilidade Urbana”, em Belo Horizonte (MG).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo