Destaques

Nota de falecimento do arquiteto Frederico Mendonça

É com grande pesar que o CAU/BA lamenta o falecimento do arquiteto, urbanista e ex-diretor do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Frederico Mendonça. Mendonça faleceu na manhã desta segunda-feira (25), no Hospital Jorge Valente, em Salvador, e seu sepultamento irá ocorrer ainda hoje às 15h30, no cemitério Jardim da Saudade.

Mendonça fez graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de se especializar em Gestão Ambiental na Universidade de Bradford, na Inglaterra, e em Urbanismo e Ordenamento Territorial no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris XII, na França.

Frederico Mendonça atuou desde a década de 1980 em atividades ligadas à conservação ambiental e ao patrimônio cultural. Atuou em órgãos como o IPHAN entre 2003 e 2004 e IPAC, assumindo o cargo de diretor entre os anos de 2007 e 2014. Durante sua gestão, foram finalizadas as obras do Programa Monumenta em Cachoeira, São Félix (Recôncavo Baiano) e Lençóis (Chapada Diamantina) com a entrega da restauração de 80 imóveis, monumentos, igrejas e outras edificações religiosas, além de ruas, praças e as orlas de São Félix e Cachoeira urbanizadas.

Em Salvador, entre diversos outros, tiveram destaque os tombamentos dos Edifícios Oceania, da Associação dos Empregados do Comércio, do Hotel da Bahia, do Hospital Aistides Maltez e do Cine-Teatro Jandaia.
O CAU/BA transmite o seu pesar aos familiares e amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo