Notícias

Lançamento do livro “A casa na obra de João Filgueiras Lima, Lelé”

Livro é do arquiteto Adalberto Vilela que teve expressão marcante na arquitetura brasileira com trajetória marcada pelo engajamento e interesse social

João Filgueira Lima, mais conhecido como Lelé, teve expressão marcante na arquitetura brasileira. Reconhecido como um dos melhores arquitetos de sua geração, tinha sua trajetória marcada pelo engajamento e interesse social. Os detalhes e o conteúdo de sua arte criativa, que marcou sua trajetória em inúmeras obras espalhadas Brasil afora e principalmente em Brasília, podem ser conhecidos em sua inteireza agora com a publicação do livro “A casa na obra de João Filgueiras Lima, Lelé”, de Adalberto Vilela, publicado pela Editora Universidade de Brasília, e que será lançado no próximo dia 21/11, a partir das 18 horas, na Livraria da Editora UnB, no Centro de Convivência no Campus Darcy Ribeiro.

 

O autor Adalberto Vilela preocupou-se em encher de sentido a obra de Lelé no contexto em que ela surgiu e as suas características inseridas no cenário do Movimento Moderno da Arquitetura, com a intenção de “registrar para preservar”, com destaque para as residências projetadas por Lelé. Como ele bem disse: “Pensar a arquitetura residencial no Brasil do século XX não é tarefa fácil. Em um país de dimensões continentais, marcado pela diversidade sociocultural e por processos históricos, políticos e econômicos distintos, a construção de um panorama dessa produção tão diversificada constitui um verdadeiro desafio”.

 

A professora Cláudia Estrela Porto destaca no Prefácio da obra a capacidade de Vilela em, ao estudar as residências construídas por Lelé, projetar o leitor à importante obra do arquiteto no “panorama político e social, a partir dos anos 1960, de desenvolvimento econômico e industrial”. Para ela, Vilela enriquece o leitor com o paralelo que estabelece com casas projetadas por expoentes da arquitetura brasileira, como Lucio Costa, Rino Levi, Oscar Niemeyer, Oswaldo Bratke, Vilanova Artigas, entre outros.

 

A narrativa que oferece Vilela para o alcance da obra de Lelé – que, além de possuir um alto grau de desenvolvimento tecnológico, é marcada por fortes premissas estéticas e de engajamento social – está estruturada em três capítulos. O primeiro, “O sentido da arquitetura: panorama da obra de João Filgueiras Lima”, destina-se à apresentação do arquiteto, realizada ao longo de sua trajetória profissional. O segundo capítulo, “A casa no Movimento Moderno: uma breve história da arquitetura residencial no Brasil”, debate a temática da residência inserida em um contexto histórico, sociopolítico, cultural e econômico, desde a segunda metade do século XIX até o presente.

 

No terceiro capítulo, “Visita guiada às casas de João Filgueiras Lima: uma desprofissionalização do olhar”, o autor processa um estudo aprofundado de quatro casas construídas por Lelé, escolhidas por sua relevância no conjunto da obra do arquiteto.

 

Pela sua estrutura, o livro de Vilela revela-se um denso trabalho de apuração acadêmica num esforço bem-sucedido de análise, com o objetivo de apresentar ao leitor um painel mais rico e amplo da obra de Lelé, que começou sua trajetória nos canteiros de obras da construção de Brasília, passando pela Universidade de Brasília até se fixar em Salvador, onde criou o Instituto do Habitat. Toda essa trajetória foi marcada, como ele bem disse na entrevista concedida a Vilela e inserida neste livro, pela crença da necessidade de “importantes contribuições que o arquiteto tem que dar para o bem-estar da sociedade. O arquiteto não nasceu apenas para fazer grandes discursos, grandes obras importantes. Eu acho que o arquiteto tem que fazer o cotidiano, que é exatamente isso”.

 

Um livro estimulante e fundamental para o debate crítico sobre os caminhos da arquitetura moderna.

 

Serviço

Lançamento do livro “A casa na obra de João Filgueiras Lima, Lelé”, de Adalberto Vilela (Editora UnB) – Dia 21/11, a partir das 18 horas , na Livraria da Editora UnB, no Centro de Convivência no Campus Darcy Ribeiro, ao lado do Banco do Brasil.

 

Fonte: CAU/DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo