Notícias

Índice das Cidades Empreendedoras traz Salvador em 25ª posição

Em tempos de crise econômica, empreender tem sido alternativa para muitos profissionais. Com escassez de postos de trabalho, iniciar a cruzada do empreendedorismo requer, além de habilidades, conhecimento suficiente do cenário em que se pretende estar inserido. Neste contexto, as cidades em que vivemos (ou onde pretendemos dar início a uma nova trajetória) indicam, de forma determinante, a viabilidade de êxito dos novos negócios. Com a incidência de inúmeras variáveis no ambiente empreendedor, estudar um pouco mais a respeito pode impactar nos resultados esperados.

Em sua 3ª edição, o ICE – Índice das Cidades Empreendedoras – divulga estudo bastante abrangente sobre o papel das cidades no desenvolvimento do empreendedorismo. Responsáveis por quase 50% dos empregos do país, estes pequenos negócios requisitam toda a atenção. Buscando suprir lacunas analíticas que auxiliem ao empreendedor, este relatório produzido pela Endeavor Brasil, em parceria com diversos organismos, apresenta, de forma detalhada, análises e recomendações para que as cidades assumam o protagonismo necessário.

Foto: Ana Paula Couto
Foto: Ana Paula Couto
 Trinta e duas cidades de todas as regiões do país são submetidas aos 60 indicadores que alicerçam o estudo, a fim de detectar os aspectos negativos e positivos e, de forma propositiva, orientar políticas públicas que permitam o desenvolvimento dos negócios, a partir das forças e desafios de cada município. Ambiente regulatório e infraestrutura (transporte urbano e condições urbanas) aparecem como principais empecilhos ao crescimento empresarial, além de impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Em 2016, São Paulo lidera o índice de cidades empreendedoras. Florianópolis, que encabeçava o ICE em sua primeira edição, está na vice-liderança pelo segundo ano consecutivo. A região nordeste demonstra retração em relação ao ano anterior, justificado pela atual situação econômica do país. Sete cidades nordestinas estão nas últimas posições, evidenciando a necessidade de mudanças efetivas em vários aspectos determinantes para o fomento ao empreendedorismo em nossas cidades. Salvador aparece na 25ª posição do ranking das 32 cidades avaliadas.

Para acesso completo ao relatório, acesse ICE 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo