Notícias

Homenagens e reflexão marcaram comemorações pelo Dia do Arquiteto

Palestrantes do painel "Papel social da arquitetura"

Homenagens ao maior arquiteto do Brasil Oscar Niemeyer e a todos os profissionais baianos e ainda uma reflexão sobre o Papel Social da Arquitetura, marcaram as comemorações do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA, pelo Dia do Arquiteto , 15 de dezembro. As comemorações começaram com uma grande campanha veiculada em rádio, jornais e outdoor espalhados pela Capital e interior do Estado, marcando o primeiro ano do Conselho e lembrando a primeira comemoração por um dia exclusivo do profissional de arquitetura e urbanismo.

Para falar sobre o “Papel Social da Arquitetura na Atualidade” o CAU/BA convidou profissionais de destaque na Bahia a exemplo da arquiteta e urbanista, professora da UFBA, Ângela Gordilho que fez uma explanação sobre os aspectos conceituais e ideológicos em face da Universidade, destacando o crescimento da arquitetura no país e em especial no Estado da Bahia. O arquiteto e deputado Federal, Zezeu Ribeiro fez uma abordagem sobre os contornos políticos da função social e a arquitetura.

Também participaram do painel os profissionais Luiz Antônio de Souza, professor da Universidade Estadual da Bahia e o arquiteto e urbanista Floriano Freaza Amoedo. O primeiro estabeleceu contornos técnicos da função social e fez um breve relato de experiências pessoais na implantação dessas políticas. O último palestrante, Floriano Amoedo, fez uma reflexão acerca das práticas profissionais influenciadas pelas questões sociais da atualidade.

Prestação de contas e Homenagens

O CAU/BA fez uma homenagem especial aos profissionais que, em 2012, completam 50 anos de profissão. Além de uma placa alusiva à data, eles receberam o carinho e reconhecimento da entidade e da plateia, pela dedicação e ética com que pautaram a trajetória profissional. Os homenageados foram os seguintes profissionais: Ary Penna Costa, Guarani Valença de Araripe, Heloísa Oliveira de Araújo, Edmilson Carvalho, Laert Pereira Neves, Nellio da Silva e Onildo Gonçalves de Carvalho.

Na oportunidade o presidente em exercício, Guivaldo D’Alexandria Baptista fez um balanço do primeiro ano do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia. Os números apresentados mostraram as ações da entidade no primeiro ano de implantação em todas as áreas de competência, desde a divulgação do Conselho no interior do estado à fiscalização, acompanhamento e instalação de processos de ética profissional.

Para Guivaldo Baptista, os números apontam um resultado satisfatório para o primeiro ano do Conselho. Segundo ele, “uma demonstração de que estamos de fato, consolidando um sonho que durou mais de 50 anos para se tornar realidade. Agora é real. O Conselho existe e é forte. Teremos muito trabalho pela frente e a certeza de que os resultados serão os melhores. Não temos dúvida de que serão muitos os motivos para continuar celebrando a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanista na Bahia e no Brasil”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 16 de dezembro de 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo