Notícias

Governo lança edital de pré-qualificação para ações de mobilidade

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), lança, nesta quarta-feira (17), o edital de pré-qualificação dos chamados Corredores Transversais Alimentadores I e II, inseridos nos projetos de melhorias para a mobilidade urbana em Salvador. O procedimento é voltado aos interessados nas futuras licitações para a execução destas obras.

O Corredor Transversal Alimentador I é composto pela duplicação das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, complementado pela implantação da ligação Pirajá/Lobato. Para esta pré-qualificação estão inseridas somente a Gal Costa e ligação Pirajá/Lobato, visto que a avenida Pinto de Aguiar já tem suas obras iniciadas.

Além de configurar uma ligação direta entre a orla e a BR 324, este corredor servirá de via alimentadora para as linhas 1 e 2 do Metrô, com carregamentos vindos da região de beira mar e do miolo da cidade, articulando, também, com a área do Subúrbio Ferroviário.

O Corredor Transversal Alimentador II consiste na duplicação da avenida Orlando Gomes e implantação da 29 de Março. O corredor fará conexão entre a orla atlântica e a BR 324, além de dar acesso à Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) e ao Metrô, beneficiando, principalmente, a população do bairro de Cajazeiras.

Ambos Corredores Transversais I e II, compostos das avenidas acima citadas, possuem 12,7km de extensão total. Eles terão pista dupla, com três faixas por sentido, sendo uma delas preferencial para o transporte de massa, com progressão para operação tipo “BRT”. Estão inclusas, ainda, a construção de ciclovias, tuneis, viadutos, contenções, sinalização, urbanização e obras complementares.

O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, responsável pelo monitoramento das obras de mobilidade urbana realizadas pelo Governo da Bahia, comemorou mais este passo. “Estamos focados em melhorar as condições de trafegabilidade na capital. Um trânsito que flui, poupa o tempo do cidadão, proporcionando mais conforto e qualidade de vida. Essas obras são de extrema importância para a melhoria da mobilidade em Salvador, parte de um planejamento cuidadoso que vem sendo feito, a fim de tornar a vida do soteropolitano cada vez melhor”, disse. O edital de pré-qualificação estará disponível no prédio da Conder, no bairro de Narandiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo