Destaques

Fiscalização do CAU/BA faz vistoria de acessibilidade no Hemoba

Funcionárias do CAU/BA realizando vistoria de acessibilidade no HemobaO Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA) está realizando vistorias de acessibilidade em órgãos públicos de Salvador. Nesta quinta-feira, dia 18, a ação aconteceu no Hemoba, e sexta, dia 19, será no Hospital Roberto Santos.  Essa iniciativa faz parte da campanha pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro) e todos os anos o CAU/BA participa dessa ação.

Participaram da vistoria Graça Dória e Márcia Santiago, além da conselheira Maria Auxiliadora Machado. Na chegada, foram  recebidas pelo diretor administrativo/financeiro Pablo Chehu, que designou a enfermeira Júlia para acompanhar.  Elas examinaram os diversos espaços internos e externos da instituição e detectaram uma série de não conformidades.

Logo na entrada falta pista tátil para deficientes visuais ou com baixa visão e sinalização para pessoas com mobilidade reduzida, a exemplo de idoso e cadeirante. Internamente, constataram que vários espaços são inadequados para a passagem de quem usa cadeira de rodas, com apenas 60 cm de vão.

Outro aspecto observado foi a falta de guarda-corpo no elevador para pessoas debilitadas se apoiarem, inexistência de sinalização em Braile nas botoeiras internas e externa, como também de sistema sonoro para deficiente auditivo. Viram ainda que alguns espaços possuem batentes de 3 centímetros não sinalizados, o que pode causar acidente, sobretudo para deficientes visuais.

“Vamos elaborar um relatório e encaminhar para a direção do Homoba e Secretaria da Saúde do Estado”, destaca Graça Dória, lembrando que no ano passado a mesma ação ocorreu no HGE e no Hospital Regional de Juazeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo