Destaques

Evento sobre ética conta com a presença de estudantes da área e Presidentes do Conselho

Fotos disponibilizadas pelo CAU/AC

A Comissão de Ética e Disciplina do CAU/AC, ocorreu no dia 28/04 e contou com a presença dos Presidentes do CAU/BA e CAU/RN, Guivaldo Baptista e Patrícia Luz, respectivamente. No evento, o Presidente Guivaldo Baptista trouxe para debate uma reflexão filosófica de como a ética se relaciona com as nossas atividades cotidianas, principalmente do comportamento perante a profissão, enquanto a Presidente Patrícia explanou sobre o código de ética, as fases do processo ético, abordando diversos aspectos relacionados ao diferente cumprimento ético entre os profissionais.

Além deles, compuseram a mesa de debates a coordenadora da CED/AC, Laís Medeiros, o Membro da CED/BR, Clênio Plauto, e o arquiteto e urbanista Guilherme Bachhi, que comentaram sobre a vida profissional, relacionando-se com os outros presentes.

Já no dia 29/04, aconteceu o Encontro com estudantes de arquitetura e urbanismo. Os Presidentes novamente marcaram presença e exploraram a ética relacionada com a atuação do arquiteto e urbanista, reiterando sempre o quanto ela é importante para o bom andamento da profissão e do reconhecimento que essa prática traz.
Para fechar o evento, ocorreu entre os profissionais e os estudantes um debate sobre os temas abordados, na tentativa de mostrar à esses estudantes a importância dos deveres éticos e explicando para eles o que os mesmos deverão praticar em defesa da boa arquitetura e urbanismo para todos.

Fotos disponibilizadas pelo CAU/AC

 

Abaixo, o depoimento do Presidente do CAU/BA sobre o evento:

“Foi um prazer estar em Rio Branco, nos dias 28 e 29/04, a convite da Presidente do CAU/AC, Arquiteta e Urbanista Edfa Rocha. Foram três compromissos: uma visita à sede do CAU/AC, quando tive a oportunidade de visitar a acolhedora casa e estar com a equipe de funcionários do Conselho e dois encontros, um com os profissionais e o outro com estudantes de arquitetura e urbanismo. Com os arquitetos e urbanistas dividi as minhas reflexões sobre a essência da sustentabilidade ética no exercício da arquitetura e urbanismo, as nossas responsabilidades e compromissos profissionais e o que é ser um bom arquiteto, um arquiteto bom e fazer uma boa arquitetura, transcendendo a excelência técnica que nos é compulsória. Com os estudantes de arquitetura e urbanismo a palestra, seguida de debate, teve o propósito de anunciar aos futuros profissionais o que é ser profissional para o CAU. Quais são os pressupostos para o exercício da atividade, os direitos e deveres, as atribuições e campos de atuação, os compromissos, as responsabilidades profissionais e quais são as infrações e decorrentes penalidades, quando desvios de conduta são comprovados. O debate com os estudantes foi rico, a despeito de começar a acontecer em final de tarde de uma sexta feira”.

 

Fotos disponibilizadas pelo CAU/AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo