Destaques

Em parceria, Instituto Marielle Franco e Favela em Pauta lançam projeto ‘Mapa Corona nas Periferias’

A parcela da população que vive nas periferias dos grandes centros urbanos é a mais atingida pela pandemia do novo coronavírus, além de sofrer com o quadro de instabilidade econômica causado pela crise sanitária que o Brasil atravessa, assim como outros países.

De acordo com a Secretaria Municipal de Salvador (SMS), até o dia 14 de maio, a região do Subúrbio Ferroviário de Salvador havia registrado 129 casos de contaminados com o Covid-19 somente entre as pessoas que foram submetidas aos procedimentos de testagem. Para conter o avanço da doença, alguns bairros, como Plataforma, Boca do Rio e Pituba, onde o número de infectados tem aumentado, tiveram partes de suas atividades comerciais fechadas, após determinação da prefeitura municipal.
Pensando nessa parte específica da população que começa a sentir na pele os impactos da crise, o Instituto Marielle Franco, em parceria com o portal Favela em Pauta, lançou o #MapaCoronanasPeriferias, uma iniciativa que visa atender às necessidades dessas pessoas.

 

Foto: Reprodução

Um mapa é disponibilizado no site Instituto Marielle Franco, onde aqueles que estiverem interessados em colaborar, seja com alimentos, produtos de limpeza ou higiene pessoal, tem acesso aos dados de organizações sociais (endereço, contato, explicação do projeto e até mesmo sites de colaboração) que estão assistindo, de alguma forma, os moradores das periferias. Basta localizar a cidade e o projeto com que deseja colaborar e escolher um dos pontos vermelhos, que indicam as localidades onde os grupos estão atuando.

Quem desejar incluir o seu projeto no mapa, deve preencher o formulário disponível no site, identificando a ação, a periferia onde a iniciativa está acontecendo, CEP e a categoria do projeto (campanha de conscientização, distribuição de alimentos ou de kits de higiene). Caso haja necessidade de ajuda específica, é possível que o autor do projeto, em aba específica do formulário, indicar as necessidades para dar continuidade ao projeto.

Em entrevista para o Favela em Pauta, Anielle Franco, co-autora do projeto, diretora do instituto e irmã de Marielle, explicou o objetivo da ação.
“O intuito é fortalecer a conexão entre essas iniciativas que estão lidando com problemas muito semelhantes e que podem se fortalecer ao compartilhar aprendizados e ferramentas de ação.”

Para navegar no mapa, basta acessar: https://www.institutomariellefranco.org/

Data da publicação: 15/05/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo