Destaques

Dia do Arquiteto e Urbanista: Novos conselheiros tomam posse no CAU/BR

Solenidade contou com a presença de arquitetos e urbanistas de todo o país

Conselheiros do CAU/BR, atuais e eleitos

 

Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil estiveram reunidos para celebrar a data que comemora o trabalho de 154.000 profissionais atuantes no país. Conselheiros atuais e os recém-eleitos estiveram no evento realizado no Brasília Palace Hotel, ícone da arquitetura de Brasília assinado por Oscar Niemeyer, eterno homenageado no dia 15 de dezembro. O evento marcou a posse dos novos conselheiros eleitos no dia 31 de outubro, e que assumirão seus mandatos no dia 1º de janeiro de 2018. “Vamos comemorar, agora oficialmente, já que a lei de criação do Dia Nacional de Arquitetos e Urbanistas foi aprovada tanto pela Câmara como pelo Senado”, afirmou o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, destacando o projeto de lei que será encaminhado à sanção presidencial (saiba mais aqui).

 

Como lembrou o jornalista Paulo Markun, mestre de cerimônia, a comemoração do Dia do Arquiteto e Urbanista nesta data não é coincidência. Marca a data de fundação do CAU e do nascimento de Oscar Niemeyer, que completaria 110 anos em 2017. “Este evento demonstra a maturidade do CAU ao eleger a terceira gestão, em uma eleição democrática e disputada pelo voto de 78.000 arquitetos e urbanistas”, afirmou. Os 28 conselheiros federais e seus suplentes eleitos no dia 31 de outubro receberam do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, e do coordenador da Comissão Eleitoral Nacional, Amílcar Coelho Chaves, seus termos de posse. “Conseguimos alcançar êxito ao chegar a posse e nomeação dos eleitos, dentro da autoridade do nosso Conselho”, afirmou Amílcar.

 

Paulo Markun comandou a cerimônia dos arquitetos e urbanistas

 

Durante a posse, houve uma homenagem ao arquiteto e urbanista Raul Nobre Martins, vice-presidente do CAU/BA e eleito suplente de conselheiro do CAU/BR pela Bahia, falecido no dia 09 de dezembro. “Raul foi um grande parceiro, estivemos juntos desde a gestão fundadora, quando ele foi meu vice-presidente e continuamos juntos na segunda gestão”, afirmou Guivaldo D’Alexandria Baptista, presidente do CAU/BA e eleito conselheiro federal titular do CAU/BR. “Lamentavelmente, ele nos pregou uma peça. Ele vai ter o melhor diploma de posse, por que o mandato dele não vai terminar, terá uma duração que será eterna”.

 

Os servidores do CAU/BR também foram homenageados pelo trabalho realizado nesses seis anos, contribuindo de de forma decisiva para o sucesso do Conselho. “Estamos reconhecendo o trabalho de excelência que vem sendo realizado pelo CAU/BR. Nosso agradecimento ao servidores, que sem eles não teríamos feito nada”, afirmou o presidente do CAU/BR ao entregar a homenagem a Carlos Medeiros, chefe da Assessoria Jurídica, e Hermann Pereira, coordenador da RIA, representando todos os funcionários.

 

Presidente do CAU/BR entrega homenagem a servidores

 

A cerimônia do Dia do Arquiteto e Urbanista contou também com a revelação dos vencedores do Concurso de Fotografia Construindo Vidas Melhores, realizado pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) com apoio do CAU/BR. Profissionais e amadores de todo o país puderam enviar até duas fotos coloridas para cada uma das três categorias: Infraestrutura Urbana; Inclusão Social e Diversidade; e Soluções Sustentáveis. As melhores 12 fotografias farão parte do calendário institucional 2018 da UNOPS no Brasil. Confira aqui as fotos vencedoras.

 

Veja abaixo os conselheiros do CAU/BR recebendo seus termos de posse:

 

Conselheiros do Acre

 

Conselheiras de Alagoas

 

Conselheiros do Amazonas

 

Conselheiro do Amapá

 

Conselheiro da Bahia

 

Conselheiros do Ceará

 

Conselheiros do Distrito Federal

 

Conselheiros do Espírito Santo

 

Conselheiras de Goiás

 

Conselheiros do Maranhão

 

Conselheiros de Minas Gerais

 

Conselheiros de Mato Grosso do Sul

 

Conselheiros de Mato Grosso

 

Conselheiros do Pará

 

Conselheiros da Paraíba

 

Conselheiros de Pernambuco

 

Conselheiros do Piauí

 

Conselheiros do Paraná

 

Conselheiros do Rio de Janeiro

 

Conselheiros do Rio Grande do Norte

 

Conselheiro de Rondônia

 

Conselheiros de Roraima

 

Conselheiros do Rio Grande do Sul

 

Conselheiro de Santa Catarina

Conselheiros de Sergipe

 

Conselheiras de São Paulo

Conselheiros do Tocantins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo