Destaques

Conselheiro do CAU/BA, Nivaldo Andrade, será um dos mediadores do XX Congresso Brasileiro de Arquitetura

Foto do conselheiro do CAU/BA, Nivaldo AndradeNivaldo Andrade será mediador do grupo temático Patrimônio Natural e Construído, tema de extrema importância, já que o Brasil abriga milhares de monumentos e sítios de valor cultural e natural, muitos deles declarados Patrimônio da Humanidade.

O grupo temático mediado por Nivaldo terá três sessões, uma em cada dia do evento, e contará com especialistas de vários estados. Alguns dos palestrantes que estarão presentes se destacam pela contribuição nas discussões conceituais sobre a preservação do patrimônio e na formação de profissionais para essa área.

Dentre os presentes, estará o arquiteto baiano Paulo Ormindo de Azevedo. Autor de premiados projetos de intervenção como a restauração do Mercado Modelo de Salvador e o Centro Cultural Dannemann, em São Félix, e que se destaca também como professor e pesquisador na área do patrimônio há mais de 40 anos, tendo sido consultor da UNESCO.

Nas sessões serão discutidos temas como: as políticas públicas e a gestão do patrimônio cultural; aspectos conceituais e a formação do profissional para a preservação do patrimônio cultural; e projetos de intervenção no patrimônio edificado.

Para Nivaldo Andrade, um dos pontos mais interessantes e, talvez, polêmicos será, provavelmente, o da relação entre nova arquitetura e patrimônio edificado, presente nas obras de arquitetos como Marcelo Ferraz e Paulo Ormindo de Azevedo. “A meu ver, os projetos destes dois arquitetos demonstram que a arquitetura contemporânea não só é necessária em intervenções em edificações do passado, como muitas vezes é capaz de agregar novos valores culturais ao edifício, qualificando-o”, afirma Nivaldo.

Para mais informações sobre o congresso clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo