Destaques

Congresso realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista

Na ocasião, arquitetos e urbanistas reivindicaram mais espaço na administração pública

O Congresso Nacional promoveu nesta sexta-feira (15) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Arquiteto e aos seis anos de fundação do CAU/BR. A comemoração foi oficializada pela Resolução nº 8/2012 do CAU/BR e nesta semana aprovada como lei pelo Congresso Nacional.

 

Sessão solene reuniu senadores, deputados e arquitetos (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Sessão solene reuniu senadores, deputados e arquitetos (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

 

A data marca ainda o nascimento, em 1907, de Oscar Niemeyer, o profissional brasileiro da área mais reconhecido em todo o mundo.

 

Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR

Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

 

O plenário do Senado ficou lotado de arquitetos e urbanistas que acompanharam a sessão, além de representantes do CAU/BR e dos CAU/UF.

 

Plenário da Sessão aplaudiu de pé o primeiro presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, que encerra sua gestão neste mês (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Plenário da Sessão Solene aplaudiu de pé o primeiro presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, que encerra sua gestão neste mês (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

 

Mais postos de trabalho

 

Patrícia Luz, presidente do CAU/RN e do Fórum de Presidentes do CAU

Patrícia Luz, presidente do CAU/RN e do Fórum de Presidentes do CAU (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

 

O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, lembrou a relevância que possui a atuação das duas categorias em algo crucial para o país, que é a efetivação e melhoria de padrões coletivos de qualidade de vida relacionados às políticas públicas para as cidades.

 

Cícero Alvarez, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e secretário-executivo do Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU) (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

 

Dentro deste contexto, ele lamentou que ainda hoje muitos gestores públicos dispensem a atuação dos arquitetos e urbanistas nos processos licitatórios, lembrando que nestes processos se tomam decisões que afetam diretamente a vida dos cidadãos.

 

Alberto Faria, presidente do CAU/DF

Alberto Faria, presidente do CAU/DF (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

 

O senador Hélio José (Pros-DF) ressaltou que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Infraestrutura, e neste contexto colocou seu gabinete e assessoria à disposição do CAU/BR na proposição e defesa de matérias legislativas de interesse das categorias.

 

Erika Kokay (PT-DF)

Erika Kokay (PT-DF) (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

 

A sessão foi presidida pela deputada Erika Kokay (PT-DF), que leu uma mensagem do presidente do Senado e do Congresso, Eunício Oliveira (PMDB-CE), em que ele ressalta que a qualidade da Arquitetura moderna brasileira é reconhecida em todo o mundo, sendo simbolizada especialmente por Brasília e nas obras geniais de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

 

Senador Hélio José (Pros-DF)

Senador Hélio José (Pros-DF) (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

 

O deputado Rôney Nemer (PP-DF) presidiu parte da sessão e defendeu que a legislação determine critérios puramente técnicos para que gestores e executores de políticas públicas, nas área de Arquitetura e Urbanismo, possam tomar posse de seus cargos.

 

Rôney Nemer (PP-DF)

Rôney Nemer (PP-DF) (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

 

Assista à íntegra da Sessão Solene:

 

 

Com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo