Destaques

Centenário do IAB: homenagem do CAU/BR nas palavras da presidente Nadia Somekh

É uma honra para mim ter a oportunidade de saudar, em nome do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o Instituto de Arquitetos do Brasil na comemoração de seu centenário.  

 

A data de 26 de janeiro de 2021 é significativa não só para os arquitetos e urbanistas. O IAB tem em seu DNA o protagonismo e a vanguarda nos grandes avanços do país e nos debates com a sociedade.

 

 

As discussões sobre a Arquitetura moderna, nos anos de 1930, e sobre o papel social da Arquitetura, nos anos de 1940, levariam ao concurso para a criação de Brasília, na década de 1950, e às propostas pioneiras por uma política nacional de habitação de interesse social e pela reforma urbana, levantadas no Seminário Quitandinha de 1963.

O corajoso papel político que a entidade assumiu ao se colocar contra a repressão na ditadura e a permanente luta por políticas públicas que superem nossas desigualdades sociais são apenas alguns de outros méritos a ressaltar. 

É importante lembrar que foi em um fórum promovido pelo IAB, em 1958, que surgiu a primeira minuta de um projeto de lei para a criação do CAU, fruto do anseio da categoria por um conselho uniprofissional. A luta foi reforçada nos anos 1970 com a criação das demais entidades nacionais de arquitetos e urbanistas, que hoje compõem o CEAU, e o ideal pode ser finalmente alcançado em 2010.

Do ponto de vista pessoal, devo confessar minha emoção como conselheira do COSU há 12 anos. A militância no IAB me proporcionou participar de seguidos desafios da entidade, sendo o mais recente como membro da comissão de apoio ao UIA2021RIO.

Na Presidência do CAU buscarei colocar em prática o que aprendi no IAB e na convivência que o Instituto me proporcionou com as demais entidades do CEAU: Vamos juntos valorizar a Arquitetura! Em todas as frente: gestores públicos,  formadores de opinião e sociedade em geral.

 

 

Nadia Somekh

Presidente do CAU/BR
Janeiro de 2021

 

 

 

 

Fonte: CAU/BR
Publicado em 26 de janeiro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo