Notícias

CAU/BA, IAB-BA e SINARQ denunciam degradação do Centro Histórico de Salvador

A lastimável condição do Centro Histórico de Salvador foi denunciada pelo CAU/BA, IAB/BA e SINARQ ao Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura) no última terça-feira.

A degradação da área tombada como Patrimônio da Humanidade em 1985 gera preocupação pela evidente ausência de políticas de preservação, agravada após o período de chuvas intensas na capital e que resultou na demolição de 31 imóveis pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), após o Governo do Estado declarar risco de deslizamento de terra e desabamento dos imóveis.

 

Centro histórico de salvador degradado

 

O documento solicita missão de monitoramento para avaliação do “estado de ruína do local e sua inclusão na Lista de Patrimônio Mundial em Perigo” e evidencia, em inúmeras fotos, a realidade do Patrimônio Histórico de Salvador.

Centro histórico degradado

A denúncia é assinada pelos presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA), do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA) e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado da Bahia (Sinarq-BA).

Leia documento na íntegra (em espanhol).

Publicado por CAU/BA em 06/07/2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo