Destaques

CAU/BA fiscaliza camarotes e reforça parceria com Corpo de Bombeiros no plano de prevenção de incêndios

CAU/BA participa de plano contra incêndio

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando se completa três anos do trágico acidente da Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia, Guivaldo D’Alexandria Baptista, em conjunto com o Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros, Antônio Júlio Nascimento, o arquiteto e urbanista Manoel Altivo da Luz Neto, líder do Programa da Fundação Escola Politécnica da Bahia “Incêndio se Apaga no Projeto” e a professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Luciana Calixto, se reuniram ontem (25), na sede do CAU/BA para planejar ações que previnam riscos semelhantes em eventos de Salvador.

Nesse processo preventivo, os órgãos visam fortalecer o plano “Incêndio se apaga no projeto”, programa de fomento à prevenção de incêndios e apoio ao desenvolvimento institucional do Corpo de Bombeiro na Bahia.

Ações no Carnaval de Salvador

O Tenente-Coronel Antônio Júlio Nascimento, coordenador de gestão estratégica do Corpo de Bombeiros, destaca as ações preventivas do órgão durante o Carnaval de Salvador “Já estou há 20 anos na fiscalização do carnaval e acompanhei a evolução positiva dos trios elétricos, com equipamentos que hoje tem barra de proteção, separação entre motor e comando elétrico, escadas externas, enfim, são equipamento modernos. Enquanto isso, os camarotes ainda têm muito a evoluir.”

Cerca de quinze bombeiros atuam na força tarefa de fiscalização, acompanhando durante a montagem das estruturas a presença de itens como aterramento, extintor de incêndio, saídas de emergência, sinalização da rota de fuga, presença de brigadista, instalação de gás nas cozinhas e condições da fiação elétrica. Quando encontram alguma incorreção, os profissionais noticiam ao órgão competente do município para acompanhamento do reparo.

CAU/BA fiscaliza camarotes

No intuito de garantir a segurança da sociedade durante as festividades de carnaval, o CAU/BA atua na fiscalização das instalações dos camarotes e demais estruturas, verificando os Registros de Responsabilidade Técnica (RRT), imprescindíveis para o licenciamento. A finalidade é prevenir e orientar os profissionais e a sociedade identificando as atribuições dos arquitetos e urbanistas na montagem das estruturas, bem como na prevenção de acidentes.

“Essas ações também ajudam a fortalecer a cultura do profissional arquiteto e urbanista como responsável pela segurança da população em ambientes construídos, mesmo aqueles identificados como instalações efêmeras”, defende o presidente do CAU/BA, Guivaldo D’Alexandria Baptista.

Para o arquiteto e urbanista, Manoel Altivo, a participação do profissional de arquitetura em ações de prevenção ao incêndio já deve começar durante a fase acadêmica “é importante preparar os alunos e ampliar o conhecimento para evitar o incêndio já no projeto.” Além disso, defende os benefícios da reunião dos órgãos em defesa da sociedade “é o resgate de uns 50 anos, existe um grande vazio e a união do Corpo de Bombeiros com instituições como o CAU e a UFBA vai fazer a governança que reverterá esse vazio.”

 Palestra Gratuita

No próximo sábado (30), será proferida a palestra “O Trabalho dos Centros de Altos Estudos em Segurança Contra o Incêndio”, ministrada pelo Tenente-Coronel BM George Braga, pós-doutor em tecnologia de combate ao incêndio pelo NIST/EUA.

“Este projeto é de extrema relevância para o país, pois poucos são os profissionais que possuem conhecimento em segurança contra o incêndio e menos ainda são os centros de pesquisa e laboratórios dedicados a esta obra”, destacou o Tenente-Coronel e físico George Braga.

A palestra gratuita será realizada no auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA, das 09h às 12h.

Clique aqui para fazer a sua inscrição!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo