Destaques

CAU/BA discute “empreendedorismo” em Conquista

Profissionais de Vitória da Conquista e de toda a região, recebem nesta quinta-feira (11), a equipe do O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA, para a realização de mais uma oficina de valorização profissional promovida pela instituição no interior do Estado e na capital baiana. Três cidades já foram beneficiadas com o programa. Feira de Santana, Porto Seguro e Teixeira de Freitas receberam a equipe do Conselho para o encontro que volta a Vitória da Conquista no dia 11 de julho, com o objetivo de atender todos os profissionais daquela região.

“Empreendedorismo” é destaque nos temas debatidos na oficina do CAU/BA. A escolha deste tema não foi por acaso. Segundo resultado do censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil, divulgado recentemente, na Bahia, dos 2.582 profissionais que participaram da pesquisa, apenas 503 arquitetos e urbanistas trabalham como pessoa jurídica. Além disso, o CAU/BA deve lançar nos próximos meses o programa “Arquiteto Empreendedor”, como mais uma ferramenta da valorização profissional.

A programação segue a mesma linha para todas as cidades do interior e da capital do Estado, começando com a palestra “O Arquiteto Empreendedor – aspectos contábeis e legais”. Em seguida os profissionais podem esclarecer dúvidas com a explanação do CAU sobre o Exercício Profissional e o que muda para os arquitetos e a sociedade com a criação do Conselho específico para a categoria.

Outra palestra que fará parte da programação das Oficinas nas cidades do interior da Bahia com maior representação profissional e na capital do Estado, será sobre a “Natureza Jurídica do CAU”. Durante o evento o CAU esclarecerá dúvidas dos profissionais sobre as ferramentas e funcionalidades do SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU.

Na condição de agente fomentador da valorização profissional, além das oficinas de interiorização, o CAU/BA, está implementando, igualmente, ações de sensibilização e de articulação com diversos órgãos públicos visando firmar compromisso de Cooperação Técnica com os municípios. Na oportunidade, os profissionais que participarem do evento, assim como a imprensa e autoridades, vão receber material de divulgação do resultado do Censo, o primeiro realizado no Brasil para identificar a realidade dos profissionais de arquitetura e urbanismo no país.

Conforme dados do censo, no Nordeste são 10.162 profissionais de arquitetura e urbanismo. Na Bahia participaram da pesquisa 2.582, sendo que a maioria está na capital do Estado. Na região de Vitória da Conquista são, aproximadamente, 200 arquitetos atuando no mercado. O encontro em Vitória da Conquista acontece no auditório do Sebrae, das 08:30 às 17 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo