Destaques

CAU/BA recebe 1º Fórum de Presidentes de 2019

Arnaldo Mascarenhas (GO), Luciano Guimarães (BR) e Gilcinéa Barbosa (BA)

O CAU/BA recepciona os presidentes dos 27 estados no primeiro Fórum de Presidentes dos CAU/UF do ano de 2019. A reunião, que acontece desde ontem, no Salão de Eventos do Hotel Vila Velha, tem por objetivo definir as pautas de trabalho para este exercício, os respectivos planos de ação bem como realizar a eleição dos representantes da Coordenação Geral do Fórum e demais comissões e grupos de trabalho. Foi criada também a Comissão da Mulher Arquiteta, composta pelas presidentes Gilcinéa Barbosa (BA), Daniela Sarmento (SC), Ana Cristina Barreiros (RO), Verônica Castro (AC), Ana Maria Farias (SE) e Margareth Menezes (PR).

 

Membros da Comissão da Mulher Arquiteta

O encontro conta com a presença do presidente do CAU/BR, Arq. e Urb, Luciano Guimarães e a 1ª Vice-Presidente eleita recentemente, Arq. e Urb. Lana Jubé (GO).

O presidente destacou que os principais focos de trabalho para 2019 são: ampliar comunicação com a sociedade e com os profissionais de arquitetura e urbanismo; aprimorar relacionamento com as instituições públicas e os poderes legislativos e executivos e ampliar relacionamento com os CAU/UF, que são os agentes do processo de fiscalização, orientação e controle ético. 

Avaliando o primeiro ano de mandato, Luciano Guimarães pontua a realização de 43 eventos, com 3.500 atores envolvidos, promovidos pelo CAU/BR e CAU/UF, de fevereiro a setembro. Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social foi o tema que mais congregou experiências em todo o cenário nacional, demonstrando a preocupação do CAU/BR com o papel social da profissão, sobretudo no viés de planejamento das cidades para os cidadãos, disseminando os avanços para a compreensão da sociedade.

Destaca ainda que, apesar dos reflexos ainda perceptíveis da crise econômica, houve um aumento de 5% das atividades de Arquitetura e Urbanismo em relação a 2018, sobretudo no segmento de obras e reformas.

A Vice-Presidente Lana Jubé reforça que o foco do CAU/BR é estimular a parceria entre CAU/BR e CAU/UF, compreendendo a importância da autonomia de cada estado. Diz que a Comissão de Harmonização será retomada com enfoque de trabalho mais ampliado, tratando não apenas das atribuições assemelhadas entre engenheiros e arquitetos e urbanistas mas, também, aberta a participação de profissões técnicas relacionadas com a produção e planejamento das cidades. O objetivo do trabalho é contar, inclusive, com o envolvimento do Congresso Nacional e disseminar as práticas debatidas no âmbito do CAU/BR para os estados, visando aumentar a articulação dos CAU/UF com a esfera política, para que a qualificação dos centros urbanos seja uma pauta mais aprofundada e de atuação contínua, privilegiando, como objetivo, a compreensão da sociedade.

Por fim, relata que já foram iniciadas ações institucionais com a nova configuração do Governo. Já estão agendadas reuniões com o Ministério de Desenvolvimento Regional, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e com o Ministério da Economia.

Confira aqui as fotos do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo