Destaques

CAU/BA pleiteia inclusão de arquitetos e urbanistas como beneficiários do MEI

 

 

Em importante iniciativa, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia encaminhou requerimento de inclusão de arquitetos e urbanistas como categoria profissional beneficiada pelas regras vinculadas ao Microempreendedor Individual (MEI).

O ofício, enviado à Presidência do CAU Brasil, ao Fórum de Presidentes, ao Deputado Otto Alencar Filho e também aos Senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, busca sensibilizar e demonstrar a importância da inclusão de arquitetos e urbanistas como microempreendedores individuais, através da alteração da Lei Complementar n.º 123/2006, justificada pela inegável conexão da atividade aos fundamentos do empreendedorismo.

Como primeiro resultado desta iniciativa, foi apresentado pelo Deputado Otto Alencar Filho, Projeto de Lei Complementar N.º 55/2021, requerendo a inclusão da atividade de arquitetura e urbanismo, nos termos que se seguem:

“Art. 1º A Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 18-Aº ……………………………………………………………..

4º – A. Observadas as demais condições estabelecidas nesta Lei, poderão optar pela sistemática de recolhimento de que trata o caput deste artigo, o empresário individual que exerce:

I – atividade de comercialização e processamento de produtos de natureza extrativista;

II – atividade de arquitetura e urbanismo. ” (NR)”

 

Como justificativa para a apresentação do projeto de lei, foi ponderada a necessidade de a lei observar a realidade fática e o cenário dos profissionais de arquitetura e urbanismo que, em sua maioria, exerce a atividade de forma autônoma, “como empresário de si mesmo”, faturando dentro do limite anual estabelecido pela legislação do microempreendedor.

Para Neilton Dórea, presidente do CAU/BA, a adesão ao requerimento é uma vitória para a categoria e é uma reconhecida forma de valorizar a Arquitetura e Urbanismo e os profissionais de todo o país.

Nesta fase, a mobilização da categoria é muito importante a fim de obter a aprovação da Lei. Para isso, compartilhe sua manifestação de apoio através das redes sociais e e-mails abaixo, para que a matéria seja apreciada pelo Plenário da Câmara o quanto antes:

 

Para acompanhar a tramitação do pleito, acesse o site da Câmara dos Deputados.

Participe da enquete sobre a relevância da proposta.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 26 de abril de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo