CAU/BA integra Grupo de Trabalho para proteção aos casarões do Centro Histórico
Na manhã desta sexta-feira (06), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia, representado pelo Cons. Ernesto de Carvalho, participou da primeira reunião do Grupo de Trabalho para implementação da Política Municipal de Proteção aos Casarões do Centro Histórico, instituída pela Prefeitura Municipal de Salvador, através do Decreto n.º 30.995/2019.
A principal diretriz da Política de Proteção aos Casarões é zelar para que os imóveis, tombados ou não, e que estejam localizados na Área de Proteção Cultural e Paisagística do Centro Antigo de Salvador e no Conjunto Arquitetônico da Cidade Baixa tombado pelo IPHAN, sejam mantidos permanentemente em adequadas condições de conservação e uso por seus respectivos responsáveis. Inicialmente, o Grupo de Trabalho trabalhará na proposição de soluções, a partir da análise de relatórios situacionais dos casarões gerados pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS) e Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE).
Integram o grupo de trabalho:o Diretor Geral da Defesa Civil de Salvador; o Diretor de Gestão do Centro Histórico; o Coordenador da Fiscalização, Urbanística e Segurança; o Coordenador de Apoio as Ações Sociais de Habitação e Defesa Civil; o Coordenador de Administração do Patrimônio Imobiliário e o Subprefeito da Prefeitura Bairro Centro/Brotas – Salvador.
Mais informações: Decreto Municipal 30.995/2019
Publicado por CAU/BA em 06/09/2019.