Destaques

Atendimento presencial segue suspenso até 25 de maio

O Plenário do CAU/BA prorrogou, até o dia 25/05 o período de suspensão total das atividades presenciais do CAU/BA.

Apesar de o agendamento prévio ser requisito indispensável para o atendimento, há momentos em que as dependências do Conselho – ambiente fechado e artificialmente refrigerado -, mesmo com o escalonamento da equipe, mantém considerável número de pessoas, entre colaboradores, prestadores de serviços e cidadãos. Vale destacar ainda que, na realização da coleta biométrica, o(a) profissional em atendimento precisa retirar sua máscara para captura da foto, representando risco de contaminação, já que há a condição assintomática da doença.

Pela relevância da preservação da saúde, arquitetos e urbanistas e cidadãos deverão acionar o Conselho pelos canais virtuais de atendimento listados abaixo:

Telefones;
Chat disponível no site www.cauba.gov.br;
• Atendimento via WhatsApp;
 Atendimento via Skype;
• Atendimento via e-mail.

Eventuais agendamentos feitos no decorrer desta semana serão cancelados e os(as) profissionais demandantes serão comunicados. A marcação feita através do nosso site permanecerá indisponível até a avaliação da situação da pandemia na Bahia.

O CAU/BA funciona de segunda a sexta-feira, de 08h30 às 12h e de 13h30 às 18h. Em caso de dúvidas, entre em contato com os canais de atendimento informados acima.

Recomendamos redobrada atenção a todos. A pandemia permanece e é prudente, pelo bem coletivo e individual, a adoção de precauções: usar máscara, evitar aglomerações, higienizar as mãos continuam sendo as medidas mais assertivas para a prevenção da doença. Em caso de sintomas, procure o médico.

 

__

SOBRE A CARTEIRA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

A carteira de identidade profissional é emitida pelo CAU/BR após atendimento de coleta biométrica realizado presencialmente na sede do CAU/BA. Muitos profissionais demandaram esse atendimento durante o período de funcionamento 100% remoto, o que reforçou a retomada do atendimento presencial, em outubro de 2020, aliado à estabilização dos casos no Estado.

Entretanto, é fundamental esclarecer que a carteira de identidade profissional não é documento de emissão obrigatória para o exercício da profissão. Ela é um documento de identidade civil, com fé pública e válida em todo o território nacional, conforme estabelece o art. 8º da Lei 12.378/2010.

Isso significa que a carteira de identidade profissional não pode ser exigida como forma de comprovação de habilitação profissional. Além disso, não é este o documento que comprova a habilitação do (a) o(a) arquiteto(a) e urbanista para o exercício da profissão. É o registro profissional ativo junto ao Conselho a condição obrigatória para a atividade profissional e que habilita a atuação do arquiteto em todo o território nacional.

Aqueles que necessitarem comprovar a habilitação para a prática profissional bem como a situação de regularidade do seu registro junto ao Conselho, poderão emitir, gratuitamente, a Certidão de Registro e Quitação de Pessoa Física (CRQPF), através do Ambiente SICCAU.

Este é o documento que certifica, para todos os efeitos legais, que o arquiteto e urbanista encontra-se com registro ativo e sem débito junto ao CAU, conforme previsão na Resolução CAU/BR N.º 93/2014.

Profissionais que foram atendidos para coleta de dados biométricos nos meses de janeiro e fevereiro e estão aguardando o recebimento da carteira serão contatados, em breve, pelo nosso atendimento para atualização dos trâmites de entrega do documento.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, procure nossos canais de atendimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 27/04/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo