Destaques

ArquiMemória discute preservação do patrimônio arquitetônico

Mercado de Modelo - Salvador 

A História do Brasil também pode ser contada por meio de seus prédios. Em vários pontos do país, existem obras arquitetônicas de grande valor histórico. Entre os dias 14 e 17 de maio, arquitetos do Brasil e de mais oito países estarão em Salvador para debater formas de preservar esses tesouros a céu aberto. “São muitos os patrimônios edificados no Brasil. Eles existem em Ouro Preto, Salvador… Os exemplos são muitos”, afirma o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia, Nivaldo Andrade.

Segundo ele, patrimônio é aquilo que é importante para uma parte da sociedade. “Muitos têm aquela ideia de que patrimônio é algo antigo, mas não é, temos Brasília, uma cidade moderna considerada patrimônio”. A preservação desses patrimônios nacionais serão discutidos também por especialistas estrangeiros, como Antoni González Moreno-Navarro e Emilio Tuñón (Espanha), Gonçalo Byrne (Portugal), Marco Dezzi Bardeschi (Itália), Mariano Arana (Uruguai), Nelson Dupré (São Paulo, Brasil), Fernando Carrión (Equador), Gábor Sonkoly (Hungria), Jaime Migone (Chile) e Pedro Belaunde (Peru).

O ArquiMemória 4 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado terá como tema principal “A dimensão urbana do patrimônio”. A ideia é discutir as diversas relações entre cidade e patrimônio, tais como a articulação entre planejamento, urbanismo e preservação do patrimônio, o uso e a apropriação dos bens culturais pelos diferentes grupos sociais e as relações entre salvaguarda patrimonial e paisagem urbana.

A quarta edição do evento (a última, em 2008, reuniu mais de 600 pessoas) acontece em um momento em que as políticas de preservação no Brasil estão se transformando por meio de programas como o Monumenta e o PAC Cidades Históricas. Agora, o foco está em ações voltadas a dinamizar as populações residentes nos sítios históricos, com investimentos em infraestrutura e equipamentos públicos. Ao mesmo tempo, surgiram no mundo novos conceitos ligados à salvaguarda e à gestão patrimonial, tais como paisagem cultural e itinerário cultural.

“As pessoas não reconhecem os patrimônios como prioridade mas é fundamental porque patrimônio permanece de geração para geração, é a memória materializada e por isso, a sociedade precisa ter o cuidado de ajudar a preservá-los”, afirma Nivaldo. O encontro é organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia e pela Universidade Federal da Bahia, com patrocínio do CAU/BR, Ministério das Cidades, Iphan e Caixa Econômica Federal.

Serviço

ArquiMemória 4 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado

Data: 14 a 17 de maio de 2013

Local: Centro de Convenções da Bahia

Inscrições e programação: http://www.iab-ba.org.br/arquimemoria4/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo