Sem categoria

Ações da GEOP

A Gerencia de Operações (GEOP) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia tem realizado ações de fiscalização em diversas áreas, tendo como base legal a lei 12.378/2010 e resoluções editadas pelo CAU/BR. Conheça as ações da GEOP.

 

 Vistorias de acessibilidade

  • A fiscalização do CAU/BA realizou vistorias de acessibilidade em órgãos públicos de saúde de Salvador. As visitas aconteceram nos dias 18 e 19 de setembro, no Hemoba e no Hospital Roberto Santos, respectivamente. Nas vistas foram verificados o seu acesso e as respectivas dependências e mobiliários, visando alertar os gestores sobre as situações que necessitem de adaptação para que as estruturas possam dar condições de alcance, segurança e autonomia a que possui algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.

 Fiscalização

  • Diligências mediante denúncias – fiscalização in loco quando a condição envolve um conjunto de infrações de grande potencial ofensivo à Sociedade e ao meio ambiente.
  • Exercício ilegal da profissão – intervenção com a finalidade de coibir a ação de pessoas sem qualificação técnica no desenvolvimento de atividades técnicas sob a égide do Conselho, sendo essa prática a motivadora do acobertamento profissional.
  • Acobertamento profissional – ação de profissionais para a regularização de atividades geralmente praticada por pessoas que exercem ilegalmente a profissão, perante o Conselho ou para o cumprimento de legislações municipais, estaduais ou federais, sem que o mesmo tenha participado efetivamente da atividade. A prática pode ocorrer também para regularizar atividades desenvolvidas por outro profissional que, por motivos de força maior, não esteja apto a assumir suas próprias atividades técnicas.
  • Estrangeiros – busca da regularidade de estrangeiros ou brasileiros que cursaram arquitetura e urbanismo no exterior e não efetuou a devida validação do diploma no Brasil e encontra-se atuando de forma irregular no país.
  • Empresas arquivadas na Junta Comercial – notificação para as empresas arquivadas na JUCEB e ativas perante a Receita Federal por falta de registro no Conselho.
  • Carnaval – verificação in loco e através do SICCAU das responsabilidades técnicas registradas no Conselho, a regularidade das empresas envolvidas no evento e coibição do exercício ilegal da profissão, dentro das atribuições da arquitetura e urbanismo, considerando a magnitude do evento do carnaval e a sua curta duração, o potencial de risco envolvido em locais confinados e com grande concentração de pessoas.
  • Órgão Público – acompanhamento do registro da seção técnica e a regularidade dos profissionais contratados mediante prestação de serviço, concurso ou Reda, nas esferas governamentais Municipal, Estadual ou Federal visando fiscalizar as respectivas responsabilidades técnicas pelos projetos, execução de obra e orçamentos das obras públicas.
  • Casa Cor – acompanhamento in loco e através do SICCAU. A casa Cor 2014 ocorrerá de 23/10 a 30/11/2014.

 

Ética

  • Andamentos dos processos junto a Comissão de Ética, que iniciam com denúncia contra o profissional por imperícia, imprudência ou negligência.

 

Cursos de Arquitetura

  • Acompanhamento do cadastro das IES no sistema do CAU/BR para a devida regularidade, condição que habilita o coordenador do curso de arquitetura e urbanismo importar a planilha de egressos para o SICCAU após a colação de grau, a fim de conceder o registro temporário, porém já ficando habilitado a exercer a profissão, até a emissão do diploma, exigência para o registro profissional definitivo.

 

SICCAU

  • Apoio ao CAU/BR com o encaminhamento sugestões de implementações de melhorias, promovendo assim maior celeridade na utilização do sistema corporativo e profissional, através do Centro de Serviço Compartilhado – CSC, sistema criado para gerenciamento e otimização no encaminhamento das demandas nacionais.
  • Palestras sobre as funcionalidades do sistema para aos arquitetos e urbanistas.

 

IGEO

  • Utilização do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU, que permite o Conselho manusear os dados georeferenciados, desenvolvendo análises territoriais no desenvolvimento das atividades de fiscalização.
MAIS SOBRE: Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo