Notícias

Acervo com 342 projetos de Oscar Niemeyer será digitalizado para publicação

acervo

Aos amantes e estudiosos da obra do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer (1907 – 2012), a Fundação Oscar Niemeyer começou nesta semana um trabalho que promete fazer olhos brilharem: grande parte do acervo do mestre, antes guardada em salas às quais poucos tinham acesso, será digitalizada e disponibilizada ao público. A novidade é fruto de uma parceria entre a Fundação e o Instituto Itaú Cultural.

O material abrange 342 projetos arquitetônicos produzidos por Niemeyer entre 1938 e 2012. “São álbuns, croquis e desenhos técnicos ao quais o público não tinha acesso. Aliás, muitos desses documentos, que incluem projetos de obras públicas e também de casas, nem saíram do papel, mas são muito inspiradores. Por ser uma fonte histórica e artística importante, conseguir o apoio para a digitalização do acervo foi uma conquista importante”, afirma Carlos Ricardo Niemeyer, diretor de licenciamento da Fundação e bisneto do arquiteto. A verba à qual Carlos se refere são os recursos adquiridos pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Além da digitalização do acervo, o dinheiro também será investido no tratamento e na catalogação e papéis que ainda não passaram por esse processo.

Carlos Ricardo informa que, a partir do próximo mês, será iniciada a digitalização do acervo já catalogado, processo que deve durar quatro meses. Simultaneamente, os documentos ainda não registrados serão catalogadas. No início de 2014, essa nova fatia do acervo será digitalizada. A expectativa é que em maio todo o trabalho já esteja finalizado e disponibilizado no site da Fundação Oscar Niemeyer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo