Notícias

Abertas as inscrições para a Residência de Arquitetura da UFBA

 

Ficam abertas até o dia 31 de agosto, as inscrições para a turma 2013 da Residência de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia-UFBA. A inscrições deverão ser realizadas via postal (SEDEX), com data de postagem entre os dias 01 a 31 de agosto de 2013, para o seguinte endereço :  Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia. Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Av. Caetano de Moura, 121, Federação. CEP: 40210-350 – Salvador – BA.

A  Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFBA) e do LabHabitar, em parceria com a Escola Politécnica (EP-UFBA), lançou a proposta de Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia (AUE), à semelhança da Residência Médica, considerando também os princípios da Residência Social, implantada na UFBA.

Neste novo projeto, a atuação de dará por meio do curso de pós-graduação lato sensu para Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade, de caráter pluridisciplinar, de oferta anual, gratuito, voltado para capacitação profissional e cidadã, de forma integrada às instituições de interesse público, municípios e movimentos sociais atuantes nessa área, ampliando, assim, a inserção social da universidade pública.

A perspectiva é a elaboração participativa de projetos inovadores de interesse social, com vistas a ampliar o acesso a recursos públicos na promoção de melhor qualidade de moradia e fortalecimento da cidadania. Para isso, além do curso, a Residência Técnica em AUE abrange também trabalho de campo para assistência técnica e elaboração de projetos, por meio de oficinas, pesquisa, planejamento, e outras atividades correlatas.

Essa proposta pioneira na área, está pautada na Lei Federal No. 11.888, de 24 de dezembro de 2008, que assegura às famílias de baixa renda, de até 3 (três) salários mínimos, de áreas urbanas ou rurais, assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia.

O objetivo geral é viabilizar capacitação profissional e cidadã para assistência técnica em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, voltada para comunidades carentes e municípios aderentes, como atividade integrada de ensino, pesquisa e extensão, de forma participativa e pluridisciplinar, para implementação de projetos inovadores nessas áreas de atuação, contribuindo para melhor qualidade de moradia e inclusão social.

Para inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Preenchimento do formulário de inscrição; Diploma (Ata de Colação de Grau) ou Histórico Escolar do Curso de Graduação; Carteira de Identidade; CPF; Comprovante de quitação com o serviço eleitoral e militar; Comprovante de endereço residencial; Curriculum Vitae; 02 (duas) fotos 3×4 (recente); Comprovante de liberação do empregador, para os candidatos com vínculo empregatício.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo