Destaques

Abaixo-assinado online pede a salvação do IPHAN, “ameaçado de fechamento”

Órgão completa 80 anos em situação preocupante, ameaçando a preservação do patrimônio cultural

Cidadãos interessados na preservação do patrimônio cultural do país lançaram abaixo-assinado online dirigido ao presidente da República, aos Senadores e aos Deputados Federais pedindo melhores condições de trabalho para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que este ano completa 80 anos de existência.

 

Para apoiar o movimento e assinar o documento “Salvar o IPHAN é Salvar a História do Brasil!” basta clicar no link. Até às 18h50 do dia 25/11/17 o documento obtivera 2954 adesões.

 

Sob os cuidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, há oito décadas, o patrimônio nacional está ameaçado por falta de condições de o órgão realizar suas incumbências. O documento lembra que em audiência na Câmara dos Deputados, a  presidente do IPHAN,  Kátia Bogéa, ressaltou que, em 80 anos, só foram realizados dois concursos públicos e que o órgão tem hoje 516 cargos vagos, comprometendo o trabalho em todo o País.

 

 

 

 “Hoje nós temos para cuidar de todo o patrimônio brasileiro com 27 superintendências, 28 escritórios técnicos apenas 678 servidores, dos quais 480 se aposentam em dois anos. Portanto, se nada for feito, a instituição simplesmente fecha as portas.”

 

A audiência, realizada dia 09/11/17,  foi promovida pela Comissão de Cultura da Câmara com o objetivo de discutir a manutenção e preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.   Katia Bogéa informou que o Programa de Aceleração do Crescimento dedicado às cidades históricas previa para este ano um orçamento de 250 milhões de reais, mas sofreu contingenciamento de 61%.

 

 Na audiência, o deputado Cabuçu Borges, do PMDB do Amapá, afirmou que não cabe à Câmara definir o orçamento para o IPHAN, mas o governo federal precisa estar atento para que o instituto não feche as portas por falta de recursos.

“O governo federal tem que se mobilizar para apresentar um concurso público, para recompor a mão de obra e também colocar no orçamento e garantir que esse orçamento seja devidamente executado porque assim o órgão pode ter sua plenitude na execução do trabalho.”

 

O IPHAN é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, e é responsável pelo reconhecimento de bens culturais de natureza material e imaterial, além de estabelecer as formas de preservação desse patrimônio: o registro, o inventário e o tombamento.

 

 

 

 

 

 

Saiba mais:

 

Portal IPHAN 80 anos

 

Linha do tempo – 80 anos de IPHAN

 

ArqMemória5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo