5º Fórum de Presidentes discute usos e conservação do patrimônio arquitetônico
Aconteceu hoje na cidade de São Luís (MA) a quinta edição do Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das Unidades Federativas, evento que visa incentivar a troca de ideias e experiências entre os gestores de todas as autarquias. O tema “Uso e Conservação do Patrimônio Arquitetônico em Centros Históricos” foi escolhido para nortear as discussões. Gilcinéa Barbosa, presidente do CAU/BA, marcou presença no Fórum.
Gilcinéa Barbosa, presidente do CAU/BA, e Marcelo Machado Rodrigues, presidente do CAU/MA
A programação contemplou debates, palestras e manifestações culturais do Maranhão. O arquiteto e urbanista Ronald de Almeida Silva abriu os trabalhos, com a palestra “Centro de São Luís: da sua história ao tombamento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco”. Em seguida, os arquitetos José Marcelo do Espírito Santo e Luís Eduardo Paim Longhi, conselheiros do CAU/MA, falaram sobre a reabilitação do centro histórico da capital maranhense.
No período da tarde, Dora Monteiro e Silva de Alcântara, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, retomou as atividades abordando a arquitetura e azulejaria do Maranhão. “O Papel do Arquiteto no trabalho de Conservação e Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico” foi o tema conduzido pela coordenadora da Comissão de Patrimônio Cultural do CAU/SP, Maria Rita S. de Paula Amoroso. Fechando os debates, a gerente especial de Planejamento e Gestão Estratégica do CAU/MG, Rita Gomes Lopes, trouxe para discussão a pauta “Monitoramento e Fiscalização Preventiva em Núcleos Urbanos Tombados”.
O fórum foi encerrado com a apresentação de dois grupos de bumba-boi: Brilho da Ilha (Sotaque de Orquestra) e Maracanã (Sotaque da Ilha).