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5 dicas para fazer seu escritório de arquitetura prosperar.

 

 

Imagem: Pixabay

 

Montar um escritório de arquitetura pode até ser fácil, mas fazer ele prosperar exige um pouco mais de cuidado do arquiteto. Cuidados estes que vão desde se reconhecer como empreendedor até saber se posicionar de forma diferenciada no mercado.

Neste conteúdo, vamos abordar os cinco principais pontos que, se implantados, podem ajudar a fazer o seu escritório de arquitetura se destacar no mercado. Portanto, se você quer ser super requisitado no mercado, com projetos premiados e retorno financeiro, continue acompanhando esse material e coloque essas dicas em prática!! 

1. Desenvolva comportamentos empreendedores

Um escritório de arquitetura é antes, de mais nada, um negócio. E para estar a frente de um empreendimento, é necessário desenvolver comportamentos empreendedores capazes de fazer o seu  negócio prosperar.

Engana-se o arquiteto que acredita que fazer apenas bons projetos será o suficiente para atrair ou fechar contratos. De nada adianta fazer projetos fantásticos se não sabemos comunicar bem a ideia ou conceito do projeto, se não sabemos vender, se não sabemos negociar, se não temos atitude e iniciativa, entre tantas outras habilidades exigidas.

Você já deve ter percebido no mercado arquitetos nem tão bons tecnicamente assim, mas que conseguem se destacar muito no mercado, e a pergunta é por quê? A resposta por estar em sua atitude empreendedora.

Mas não fique assustado caso você não tenha todas essas características, pois a maioria delas pode ser aprendida, mas exigirá um pouco mais de empenho. Faça agora uma auto avaliação dando uma nota de 0 a 10 para as seguintes características empreendedoras:

1 – Iniciativa capacidade de buscar oportunidades e

2 – Saber falar em público

3 – Capacidade de vendas

4 – Comprometimento e persistência

5 – Capacidade de estabelecer e cumprir metas


2. Estabeleça um nicho de mercado

Normalmente os arquitetos têm dificuldade em estabelecer uma área ou nicho de atuação e terminam pegando serviços de todas as áreas. No entanto, essa prática faz com que você não seja reconhecido em nenhuma área específica. Sem um nicho claro, fica muito mais difícil construir uma identidade, uma marca.

O medo em determinar um nicho geralmente está atrelado a ter que abrir mão de alguns serviços, mas esse é um pensamento de curto prazo, pois eu te pergunto, quando está com alguma dor localizada, por exemplo na coluna, você procura um especialista em coluna ou um clinico geral? Provavelmente deve ter respondido um especialista. Da mesma forma buscamos profissionais no mercado.

Quero te pedir agora para parar por alguns minutos e pensar: Em qual ou quais nichos de mercado eu gosto de atuar? Quais eu já tenho algum reconhecimento? Quais tem mais demandado serviço?

3. Seja uma autoridade

Criar autoridade significa ser referência em um determinado nicho do mercado. Alguns pesquisadores da neurociência afirmam que o consumidor quer comprar do primeiro ou do melhor, mas você deve estar se perguntando: como posso ser autoridade? Um dos caminhos é escolher bem um nicho de mercado. Lembra que já falamos dele?

Quando temos o nicho muito bem definido, passamos a conhecer melhor o nosso cliente e a partir desse momento, podemos gerar conteúdo relevante para ele. Veja esse exemplo: Imagine que você escolheu o nicho de decoração de interiores voltado para clinicas e hospitais. Esse perfil de consumidor tem necessidades específicas e você começa a gerar conteúdos para resolver essas necessidades, assim, você passa a ser referência neste mercado. Existem diversas outras formas de construir autoridade como participar de concursos, atender projetos sociais etc. Agora, defina qual a forma que você vai gerar conteúdo para se tornar uma autoridade no nicho de mercado escolhido.

4. Comunique-se de forma eficiente

Parece até mentira, mas muitos profissionais da arquitetura ainda utilizam muito pouco as redes sociais, por exemplo para gerar negócios ou construir relacionamento e autoridade. Ter um perfil nas redes sociais e fazer uma postagem por mês não significa que você esteja gerando valor para seu cliente.

 No mundo digital em que vivemos, a presença on-line é de fundamental importância, principalmente para gerar engajamento como nosso nicho de mercado. Uma estratégia de marketing de conteúdo bem pensada certamente irá fazer com que você tenha mais visibilidade e interação com seu cliente.

Se você já tem presença nas redes sociais, avalie o grau de interação com o seu público, se ainda não tem, vai ter que correr a traz pra aprender como esse mundo digital funciona.

5. Aprenda a vender valor

Mas o que significa vender valor? Quando um cliente te procura para fazer um projeto, será que o produto final que ele quer é um projeto? Na verdade não, ele quer o resultado do seu projeto.

Ele quer impressionar os amigos e vizinhos, ele quer conforto e segurança, ele quer ser premiado etc. Sem entender o que o seu cliente realmente deseja, você pode cometer o erro de entregar o que ele não quer, assim, ele vai ficar descontente com o seu trabalho.

Agora pense neste cliente que você está atendendo neste momento. O que de fato ele almeja no fundo do seu coração? Será que a entrega que você está fazendo, de fato é o que o cliente deseja?

 

Boas dicas, não é mesmo?

Pensando nessas questões, preparamos o Workshop Potencialize Sua Carreira Aprendendo Táticas de Marketing e Vendas para Atingir mais Resultados. Ele irá ocorrer nos dias 22 e 23 de março e com certeza você não vai querer ficar fora dele.

Temos certeza que será uma experiência incrível e intensa.

Os dois dias que vão alavancar a sua carreira e o seu escritório de uma vez por todas. Uma experiência que vai te transformar em um arquiteto empreendedor.

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