Destaques

VLT do Subúrbio: CAU/BA e SEDUR reúnem-se para debater implantação do novo modal de transporte

 

 

 

 

Em agenda virtual ocorrida na última terça (20), CAU/BA e Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, representada pelo Secretário Nelson Pellegrino, estiveram reunidos para tratar da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O Conselho foi representado pelo Presidente Arquiteto e Urbanista Neilton Dórea, que estendeu o convite aos arquitetos e urbanistas Solange Araújo, Daniel Colina, Armando Branco e Carl Von Hauenschild.

A reunião teve como objetivo a busca por esclarecimentos sobre o projeto de implantação do novo modal de transporte. Esta agenda pode ser considerada o ponto de partida para a abertura de diálogo com o Governo do Estado a fim de avaliar, sob a perspectiva técnica, a repercussão das ações de desenvolvimento pretendidas pela gestão pública para a sociedade.

 

Foto: Divulgação / Skyrail Bahia

 

O CAU/BA requererá à SEDUR, com a colaboração técnica dos profissionais já mencionados, acesso ao Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), à autorização para desativação do trecho ferroviário e aos documentos de avaliação dos impactos paisagísticos e imagéticos do Subúrbio. Serão levantados também questionamentos e respectivas respostas aos problemas sociais gerados pela implantação do projeto.

Pretende-se, com esta iniciativa de aproximação institucional, abrir espaço para o debate com gestão pública com a participação ampliada e ativa do Conselho e das entidades de Arquitetura e Urbanismo. É imprescindível que as representações de Arquitetura e Urbanismo participem das discussões prévias, corroborando a relevância dos aspectos técnicos, conceituais e, principalmente, sociais atrelados ao desenvolvimento da cidade. A despeito da expressiva representatividade e expertise dos convidados técnicos participantes desta reunião, ativistas na luta por cidades mais inclusivas e participativas, as ausências das demais representações das entidades foram sentidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU/BA
Publicado em 22 de abril de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo