Destaques

Últimos dias para inscrição no Encontro Internacional ArquiMemória 5

Evento reunirá especialistas mundiais da arquitetura e patrimônio edificado em Salvador, a partir de 27 de novembro

Faltam poucos dias para a abertura do ArquiMemória 5 – principal encontro sobre a preservação do patrimônio edificado realizado no Brasil. Arquitetos, gestores públicos e outros profissionais atuantes na área podem garantir suas vagas se inscrevendo aqui.  O evento será realizado em Salvador, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, e reunirá especialistas de mais de 20 países e de todo o Brasil para debater o tema: “O global, o nacional e o local na preservação do patrimônio”. Referências mundiais da arquitetura e do restauro, como os italianos Andrea Bruno e Marco Dezzi Bardeschi, o alemão Alexander Schwarz e o argentino Ramon Gutiérrez, estão entre os conferencistas confirmados.

 

O italiano Andrea Bruno, consultor da Unesco desde 1974, será um dos palestrantes (Foto: Divulgação)

O italiano Andrea Bruno, consultor da Unesco desde 1974, será um dos palestrantes (Foto: Divulgação)

 

O ArquiMemória 5 é realizado pelo IAB/BA e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Governo do Estado da Bahia, CAPES, CNPq, CAU/BR e CAU/BA. Faz parte da programação preparatória para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o maior evento mundial da arquitetura, que será realizado no Rio de Janeiro em 2020 e deve reunir cerca de 15 mil profissionais. O congresso acontece a cada três anos, sendo a quarta vez na América Latina e a primeira vez no Brasil. A última edição na América Latina foi em 1978, no México.

 

Sob coordenação de Nivaldo Andrade Junior, arquiteto e urbanista baiano recém-eleito presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento coincide com a celebração de importantes instituições do patrimônio cultural. Não por acaso, a abertura do ArquiMemória 5 será no Teatro Castro Alves (TCA), a mais importante casa de espetáculos do estado e marco da arquitetura moderna em Salvador, recentemente tombado pelo IPHAN, que completa 50 anos em 2017. Também serão festejados os 80 anos de institucionalização da política de preservação do patrimônio cultural no Brasil, a partir da criação do atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e os 50 anos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão estadual de preservação do patrimônio cultural baiano. As informações para inscrições estão disponíveis no site: http://iab-ba.org.br/arquimemoria5/

 

Destaques da programação

 

A programação do ArquiMemória 5 está dividida em três eixos temáticos: “A circulação de conceitos e teorias”, “Instituições e sociedade: global, nacional e local” e “Projeto e tecnologia: formação e prática”. A estrutura é composta por conferências, mesas redondas temáticas, sessões de comunicações, colóquios temáticos, exposição de projetos e feira do ArquiMémoria.

 

Representado pelo arquiteto David Barragán, o premiado coletivo de arquitetos equatorianos Al Borde realiza uma conferência no primeiro dia do evento, 27/11, no Teatro Castro Alves. Seguidores da arquitetura do “fazer muito com pouco”, os projetos do grupo buscam impulsionar o desenvolvimento local e a inovação social. Barragán vem compartilhar as experiências vivenciadas em Quito, no Equador, especialmente o projeto “Casa em Construção” – uma estratégia inovadora de restauração e refuncionalização de uma casa do Centro Histórico, onde funciona a sede do Al Borde. A recuperação da casa é feita com baixo custo, uso consciente dos recursos locais e material reciclado.

 

Coletivo de arquitetos equatorianos Al Borde (Foto: Divulgação)

Coletivo de arquitetos equatorianos Al Borde (Foto: Divulgação)

 

No segundo dia de evento, 28/11, pela manhã, haverá o ciclo de conferências “Projeto e canteiro: experiências recentes na Itália e no Brasil”, com palestras de Marco Dezzi Bardeschi, Professor Titular de Restauração Arquitetônica do Politécnico de Milão, Maria Margarita Segarra Lagunes, Professora da Universidade de Roma, Giacomo Pirazzoli, Professor da Universidade de Florença, e Luiz Fernando de Almeida, diretor-presidente do Instituto Pedra e ex Presidente do IPHAN.

 

Os desafios da preservação do patrimônio dos séculos XX e XXI serão abordados nas palestras realizadas pela Diretora Regional de Cultura do Alentejo (Portugal), Ana Amendoeira, pelo Subdiretor de Patrimônio Mundial do INAH – Instituto Nacional de Antropologia e História do México, Francisco Vidargas, e pelo Professor Flávio Carsalade, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que foi o responsável pela recente inscrição do conjunto arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Os especialistas integram o ciclo de conferências “Arquitetura e urbanismo modernos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco”, que será realizado no dia 29/11, pela manhã.

 

As atividades do ArquiMemória5 acontecerão em uma série de edifícios tombados localizados no Campo Grande, Centro de Salvador, e arredores. Em dois dias, a programação do evento acontecerá na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA): a abertura, no dia 27 de novembro, a partir das 9h e a jornada especial dedicada aos 80 anos do IPHAN e aos 50 anos do IPAC e do TCA, realizada no dia 30 de novembro.

 

O Salão Nobre da Reitoria da UFBA, a Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), antiga sede do Colégio Maristas e o Teatro Martim Gonçalves da Escola de Teatro da UFBA também receberão uma série de atividades do ArquiMemória 5. Parte da programação do ArquiMemória 5 será realizada no Sheraton Hotel da Bahia, hotel oficial do evento.

 

Lançamentos e exposição

 

Durante o evento serão lançados mais de 20 livros, de autores do Brasil, Alemanha, México e Itália. No dia 30/11, será lançado o livro “A cidade-atração: a norma de preservação de áreas centrais no Brasil dos anos 1990”, de autoria da arquiteta e professora da UFBA Márcia Sant’Anna. Mais de 40 projetos selecionados serão expostos no salão do Sheraton da Bahia Hotel. No local, acontecerão sessões de apresentação dos trabalhos expostos e debates.

 

 

Fonte: IAB/BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo