Destaques

Seminário sobre Patrimônio Cultural promove debate em Vitória da Conquista.

 

Alexandre Pedral e Maurício Muinõs. Foto: UESB

 

O conselheiro Maurício Muiños participou, dia 17/05, em Vitória da Conquista, do 1º Seminário Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O evento, apoiado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC), discutiu temas inerentes à preservação do Centro de Vitória da Conquista além do processo de reconhecimento e valorização do patrimônio local.

Maurício Muiños, representante do CAU/BA no evento, destacou a importância da Arquitetura e Urbanismo na construção da identidade histórica e cultural da sociedade através do tempo. Foi exibido o vídeo “Casas e Memórias: Pequeno Inventário de Edificações e Narrativas”, que apresenta 21 casas de diversos estilos e traz a narrativa de antigos moradores, relembrando histórias e tecendo as memórias da cidade.

 

1º Seminário Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural.

 

Também participaram do Seminário: o professor Roberto Oliveira (curso de História/UESB); Alexandre Pedral Sampaio, inspetor do Crea-Ba, André Ferraro, secretário de Comunicação e Cristina Rocha, secretária de Cultura, além dos próprios moradores e proprietários de imóveis que foram selecionados para composição do audiovisual.

Na oportunidade, abordou-se o processo de tombamento da Casa de Glauber Rocha, que integrará o rol de patrimônio do município do sudoeste baiano. A proposta de que o acervo do cineasta seja mantido em sua cidade natal está em negociação.

Publicado em 18/05/2017.

MAIS SOBRE: Destaques Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo