Destaques

Patrimônio cultural e conflitos urbanos são tema de mesa-redonda na UFBA

 

Acontecerá amanhã (11), das 9 às 12h, no auditório de vídeo conferências da FFCH (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), a mesa-redonda “Patrimônio Cultural e Conflitos Urbanos”, que explorará as vivências recentes em Salvador e São Paulo, duas das maiores cidades do país e que tem estado no centro das discussões relacionadas ás obras de “requalificação” de cartões postais x impactos sobre a população de seu entorno.

Participam da atividade o antropólogo norte-americano John Collins, professor associado do Queens College (Nova York) com seu campo de pesquisa focado no Brasil e América Latina, nas áreas de economia política e antropologia histórica; o coordenador do Grupo de Estudos da Antropologia da Cidade (GEAC) da USP, Heitor Frugoli Júnior, e Glória Figueiredo, professora na área de História, Teoria e Crítica na Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA).

Na ocasião, haverá o lançamento do livro Disputas em torno do espaço Urbano: processos de [re]produção/construção e apropriação da cidade, organizado por John Gledhill, Maria Gabriela Hita e Mariano Perelman, publicado pela EDUFBA. A publicação é resultado de uma série de textos que dão conta de processos sociais que têm efeitos sobre os modos como as pessoas vivem na cidade.

Seus organizadores propõem o fomento de discussões em torno de temas como as perspectivas históricas sobre o processo urbano no Brasil, o acesso ao espaço público e a securitização do espaço urbano e o acesso de diferentes atores sociais aos espaços da cidade. A importância dessas discussões partem do pressuposto de que diálogos interdisciplinares são essenciais para compreender e amadurecer os debates sobre o que ocorre hoje nas cidades, especialmente latino-americanas.

SERVIÇO

Mesa-redonda Patrimônio Cultural e Conflitos Urbanos

Data: 11/10

Horário: 9 às 12h

Local: Auditório de Vídeo Conferências da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Rua Professor Aristides Novis, s/n, Campus de São Lázaro)

 

*com informações da assessoria da Edufba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo