Destaques

Nota de Repúdio: Marielle Franco

 

O CAU/BA vê na absurda violência praticada contra Marielle Franco, a materialização do estado de doença das Cidades brasileiras, decorrentes da perpetuação da desestrutura urbana e social existentes no Brasil. E como instituição pública, que congrega a força dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo, questionamos: até quando?

Vale salientar, que somente há uma semana do Dia Internacional da Mulher, somos assolapados e de forma vil, com esta afronta ao pleno exercício da cidadania, por esta notícia que revela a verdadeira execução na noite de ontem, 14 de março, no Rio de Janeiro, de dois brasileiros: a vereadora carioca Marielle Franco, atuante na defesa dos direitos sociais e coletivos, e, também do servidor Anderson Gomes.

O CAU/BA declara de público o TOTAL REPÚDIO à violência praticada como forma de inibir a defesa de ações que buscam uma sociedade mais igualitária, justa, isonômica, democrática e que pugnam pela dignidade da pessoa humana. A violência não vai amordaçar os cidadãos brasileiros, muito menos as instituições públicas e privadas nacionais.

A exposição da violência, por meio desta execução, demonstra a gravidade da crise moral e ética do Brasil, bem como da fragilização das instituições e da sistêmica desestruturação das cidades.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA, manifesta, ainda, profundo pesar por estas mortes e se solidariza aos familiares e amigos destes dois cidadãos brasileiros.

E é com pesar, que lamentamos profundamente o precoce e brutal desaparecimento desta jovem de 38 anos, mãe, socióloga, feminista, militante dos direitos humanos, atenta às necessidades e desigualdades existentes no nosso Brasil.

#MariellePresente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo