Notícias

Governo federal anuncia recursos para cidades históricas

recusos para cidades historicasO restauro de bens tombados no país pode avançar nos próximos anos se, de fato, não se perderem pelo caminho os recursos da ordem de 1,6 bilhão de reais anunciados pelo governo federal para a recuperação de construções. É com esse valor que o Ministério da Cultura promete colocar em em prática as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas e será aplicado ao longo dos próximos três anos.

PAC Cidades Históricas é um projeto formulado pelos  Ministérios da Cultura e do Planejamento e também pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tendo sido oficialmente lançado em 20 de agosto em São João del-Rei (foto), em Minas Gerais.

Além dos recursos para as obras que serão destinadas a 44 cidades do país, o governo informou que existem outros 300 milhões  de reais de linha de crédito para o financiamento de restauro e obras em imóveis privados, localizados em áreas tombadas.

Para a presidente do Iphan, arquiteta Jurema Machado, inserir o patrimônio histórico no programa estratégico de desenvolvimento é uma medida emblemática. “Os investimentos – o maior volume já disponibilizado para o IPHAN em toda a sua trajetória – significam também mais vitalidade para os ambientes urbanos, tendo o patrimônio cultural como vetor de desenvolvimento”, avaliou

O governo informou ainda que o PAC Cidades Históricas quer ir além da conservação dos imóveis tombados e privilegiar a recuperação de edificações destinadas a atividades que favoreçam a vitalidade dos sítios históricos. Por isso, na relação das mais de 400 obras previstas no programa, 115 serão em imóveis que abrigam equipamentos culturais (teatros, cinemas e bibliotecas, e museus) cujos edifícios também serão recuperados.

Fazem parte dessas obras, o sistema de fortificações do litoral brasileiro e edificações ferroviárias que hoje estão sob a tutela do Iphan, nas quais se incluem o complexo de Paranapiacaba, no município paulista de Santo André.

Fonte: ArcoWeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo