Destaques

Falece aos 95 anos o artista plástico Mário Cravo Jr.

Artista era o último modernista baiano vivo 

Na manhã desta quarta-feira (01), o escultor e artista plástico Mário Cravo Jr. morreu no Hospital Teresa de Lisieux, aos 95 anos, por falência múltipla de órgãos. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital, onde Mário estava internado desde o último dia 19 de julho para tratar-se de pneumonia e disfunção renal.

Doutor em Belas Artes pela Universidade Federal da Bahia, Cravo (13 de abril de 1923) integrou a primeira geração de modernistas da Bahia, ao lado de Carlos Bastos e Genaro de Carvalho, e sua obra transitou entre diversas manifestações artísticas, que conheceu durante suas inúmeras viagens pelo interior do Nordeste. Entre as temáticas, estão os ex-votos e o imaginário popular.

Em 1994, Mário Cravo doou várias obras para o Estado da Bahia, que passaram a compor o acervo do Espaço Cravo, localizado no Parque Metropolitano de Pituaçu, no bairro de mesmo nome. Sua obra mais emblemática é a “Fonte da Rampa do Mercado”, monumento que foi instalado em 1970 na Praça Cairu, no Comércio, a pedido do então prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte da Rampa do Mercado, no Comércio (Foto: Reprodução/TripAdvisor)

 

As obras de Mário Cravo Jr. fazem parte do dia-a-dia do soteropolitano, espalhadas por várias áreas da cidade. Outras cidades  da Bahia também têm trabalhos do artista, como Cachoeira, Camaçari, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Além disso, o talento de Cravo está eternizado em diversos espaços abertos pelo Brasil e no exterior.

Monumento a Clériston Andrade, na Avenida Anita Garibaldi (Foto: Acervo)

Sereia de Itapuã, na praia de mesmo nome (Foto: Reprodução/TripAdvisor)

Monumento da Cruz Caída, na Praça da Sé (Foto: Reprodução/Google)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo