Destaques

Exposição no Rio celebra 110 anos de nascimento de Niemeyer

 

Oscar Niemeyer (Foto: Edu Simões)

A produção do arquiteto Oscar Niemeyer é tão vasta que, quase cinco anos após a sua morte, algumas de suas obras continuam inéditas. São algumas delas – desenhos, pinturas, esculturas e peças de mobiliário – que os visitantes da Pinakotheke Cultural, no Rio de Janeiro, poderão conhecer até o dia 19 de dezembro.

“Oscar Niemeyer – Territórios da Criação” é o nome da exposição que celebra os 110 anos de nascimento do arquiteto, cuja abertura à visitação pública está marcada para a próxima sexta-feira, dia 10 de novembro.

Além das criações de Niemeyer, o curador Marcos Lontra também selecionou trabalhos de Cândido Portinari, Bruno Giorgi, Burle Marx, Joaquim Tenreiro, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Franz Weissmann e Tomie Ohtake, artistas que trabalharam junto a Niemeyer em alguns de seus emblemáticos projetos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma sala específica foi montada só com registros fotográficos de Niemeyer, realizados por fotógrafos como Antônio Guerreiro, Bob Wolfenson, Edu Simões, Evandro Teixeira, Juan Esteves, Luiz Garrido, Marcio Scavone, Nana Moraes, Nani Góis, Orlando Brito, Ricardo Fasanello, Rogerio Reis, Vilma Slomp, Walter Carvalho e Walter Firmo.

“Ao longo de sua vida, Niemeyer produziu intensamente e afirmou-se não apenas como arquiteto, como a primeira referência estética brasileira reconhecida em todo mundo, mas também como artista e intelectual respeitado, atuando em várias frentes do conhecimento humano”, explica o curador da mostra.

Oscar Niemeyer – Territórios da Criação – Exposição comemorativa dos 110 anos de nascimento do arquiteto
Local Pinakotheke Cultural Rio de Janeiro
Endereço Rua São Clemente, 300, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Visitação pública 10 de novembro a 19 de dezembro de 2017
Horário Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h
Informações (21) 2537-7566; http://www.pinakotheke.com.br
Entrada gratuita; Estacionamento gratuito no local

 

Fonte: Arco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo