Notícias

EXPOSIÇÃO “A ARQUITETURA DE LELÉ: Fábrica e invenção”

Foyer do Teatro Castro Alves, 07 a 19 de novembro de 2012.

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA) está trazendo para Salvador uma das principais exposições sobre arquitetura organizadas no Brasil nos últimos anos: “A Arquitetura de Lelé: Fábrica e invenção”, focada na obra do arquiteto carioca João Filgueiras Lima, o Lelé, radicado na Bahia há quase trinta anos. Entre os dias 07 e 19 de novembro de 2012, os interessados em conhecer melhor a produção de um dos maiores expoentes da arquitetura brasileira contemporânea poderão visitar gratuitamente a mostra, no foyer do Teatro Castro Alves.

Direcionado não apenas aos arquitetos e urbanistas e aos estudantes da área, a exposição pretende atingir os públicos mais variados, que poderão ter uma visão panorâmica da produção do arquiteto. Em mais de 50 anos de carreira, iniciada ao lado de Oscar Niemeyer nos canteiros de obras de Brasília, Lelé foi um dos que mais longe levou as propostas da arquitetura moderna no Brasil, comprometido com uma visão integral da arquitetura como resultante da atuação interdisciplinar entre as equipes técnicas envolvidas nas etapas de construção. Sua arquitetura de fabricação serial contribui para a construção de uma nova espacialidade adequada ao homem e ao ambiente, integrada corretamente à paisagem e seu contexto sociocultural. Lelé transita com naturalidade desde a complexa concepção construtiva de grandes espaços ao simples detalhe de um componente. Produz mobiliário e equipamentos em uma experiência que mais aproxima a arquitetura do design, concebida como produto industrial.

A exposição “A Arquitetura de Lelé: Fábrica e invenção” foi concebida e organizada pelo Museu da Casa Brasileira (MCB), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com patrocínio da Usiminas, e conta com curadoria de Max Risselada (professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Tecnologia de Delft – TU Delft, Holanda) e co-curadoria de Giancarlo Latorraca (diretor técnico do MCB). A exposição estreou no MCB, em São Paulo, no segundo semestre de 2010; recentemente, foi exibida no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, Paraná, e desde 26 de outubro encontra-se aberta à visitação no Instituto de Arquitetura da Holanda (Nederlands Architectuurinstituut – NAI), em Roterdã.

A mostra se concentra nos projetos das passarelas de Salvador e nos conjuntos de hospitais e tribunais de contas construídos em diversas cidades brasileiras, porém concebidos e executados no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS), localizado em Salvador. A vinda da exposição à capital baiana celebra os 80 anos de Lelé e conta com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-BA), da Bahiatursa (vinculada à Secretaria de Turismo do Estado da Bahia) e da OAS Empreendimentos. Conta ainda com o apoio do Teatro Castro Alves, vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia e à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e da Belmetal. A organização local da exposição ficou a cargo do arquiteto Neilton Dórea, Diretor de Eventos e Integração Social do IAB-BA.

A abertura da exposição ocorrerá no dia 07 de novembro de 2012 no Teatro Castro Alves, às 18 horas, e será seguida, às 20 horas, de um depoimento-conversa do arquiteto Lelé, conduzido pelo arquiteto Hugo Segawa, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

O QUE: Exposição “A Arquitetura de Lelé: Fábrica e invenção”

ONDE: Foyer do Teatro Castro Alves, Campo Grande, Salvador, Bahia

QUANDO: Cerimônia de abertura no dia 07 de novembro às 18 horas; visitação gratuita de 08 a 19 de novembro de 2012, das 12 às 18 horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 01 de novembro de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo