Destaques

Dia da Amazônia

 

Quando éramos crianças, A Amazônia era lugar-comum em nosso cotidiano na época de escola, nas aulas de Geografia. Vencida esta etapa da vida, a menos que se revisite os livros didáticos, ela paira tranquila em nossa consciência: sabemos que ela existe, que ela está lá. Dizemos, inclusive, que ela é nossa.

Hoje, 05 de setembro, comemora-se o Dia da Amazônia. A data foi instituída a fim de despertar a atenção para a necessidade – e urgência – de proteção deste complexo bioma. Em interface com a história, esta é a data da criação da Província do Amazonas, pelo imperador D. Pedro II, no ano de 1850.

Em termos práticos, a preservação da Amazônia ajuda a manter o equilíbrio ambiental do planeta além de influenciar diretamente o regime de chuvas da América Latina. Pesquisas já apontaram que a imensa floresta ajuda a diminuir os índices de dióxido de carbono da atmosfera, pois responde pelo armazenamento de cem gigatoneladas de carbono em vegetações e solos. Extração ilegal de madeira, avanços da pecuária e das plantações de soja, mineração e desmatamento têm colocado a maior floresta tropical do planeta em risco.

A Amazônia é imponente demais para passar despercebida: além da área já citada, abriga cerca de 1/4 das espécies animais e vegetais do planeta, possui o maior reservatório de água doce do mundo. Possui recursos hídricos abundantes; precipitação atmosférica anual de, em média, 2,3m e o Rio Amazonas que descarrega cerca de 220.000m3/s no Oceano Atlântico, o que corresponde a cerca de 18% da descarga total de água fresca nos oceanos do mundo. Sua extensão corresponde a 64% do área total do país. A abrangência territorial da Amazônia equivale a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e uma parte de Rondônia, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Neste dia, o CAU/BA homenageia a Amazônia. É nosso papel!

Fonte: Wikipédia / Scientific Brasil Brasil / Rede Amigos da Amazônia / IBGE.

 

“>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo