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CAU/BA passa a operar com registro de boletos bancários a partir de hoje.

Conforme amplamente divulgado, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo iniciou no decorrer de junho a implantação do sistema de boletos de pagamento e cobrança registrada. A mudança atende a exigência feita pelo Banco Central à Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). Todos os Conselhos estão obrigados a seguir a nova sistemática assim como outras instituições públicas, empresas em geral e até condomínios.

Os principais objetivos, segundo o BC, são modernizar o serviço, gerar mais segurança no processo e reduzir riscos e fraudes. O sistema evita erros na hora de fazer o pagamento. A novidade também permite a utilização do Débito Direto Autorizado. Se o arquiteto e urbanista tiver esse serviço habilitado em seu home banking, ele receberá essa cobrança diretamente em sua conta.

O CAU/BA adota esta nova sistemática a partir de hoje, dia 13 de julho. A principal mudança está na necessidade de aguardar o registro dos boletos bancários pelo Banco Central. Este procedimento de registro é solicitado pelo CAU ao Banco ao longo do dia, através do envio de um arquivo com o lote de boletos gerados em um determinado período. O banco fará a validação deste boletos, registrando-os e habilitando-os para pagamento. Como este procedimento ainda não é automático, o profissional e/ou empresa precisará aguardar cerca de 2h para que o banco devolva ao CAU/BA os arquivos devidamente registrados. Somente após este trâmite, os boletos estarão aptos para pagamento.

É importante atentar-se a esta nova sistemática e evitar deixar as emissões de boletos para a última hora, principalmente quando há necessidade de comprovação de pagamento ou emissão de outros documentos que requerem a compensação bancária, a exemplo da CRQ – Certidão de Registro e Quitação ou CAT – Certidão de Acervo Técnico.

Em breve,  com a implantação do sistema de comércio eletrônico, será viável a automatização da liquidação e baixa do boleto no mesmo dia.

A nova sistemática está baseada nas Circulares nº 3.461/2009, 3.598/12 e 3.656/13, do Banco Central do Brasil.

Dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail atendimento@cauba.gov.br ou telefone (71) 3032-2080.

  

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