Destaques

ArquiMemória 5 recebe inscrições com valores promocionais até o dia 07/08

 

 

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do seu Departamento da Bahia (IAB-BA), e a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), através do seu Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE), convidam os profissionais e pesquisadores atuantes nas áreas de ensino, pesquisa, projetos, obras e gestão do patrimônio edificado a participar do ArquiMemória 5 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado.

ArquiMemória 5 dá continuidade aos eventos homônimos promovidos pelo IAB a partir da década de 1980, quando foram organizados os dois primeiros encontros (São Paulo, 1981, e Belo Horizonte, 1987). Em junho de 2008, após 21 anos, o IAB voltou a convocar os profissionais e pesquisadores atuantes na preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico para debater o tema no ArquiMemória 3, realizado pelo IAB-BA e por uma série de instituições parceiras. Este evento reuniu mais de 600 profissionais de todas as regiões do Brasil e de diversos países da América e da Europa em Salvador (Bahia) para discutir importantes questões relativas à preservação do nosso patrimônio. Em maio de 2013, o IAB, novamente em Salvador e através do IAB-BA, promoveu o ArquiMemória 4, desta vez com um caráter efetivamente internacional, reunindo mais de 700 profissionais e pesquisadores de todo o Brasil e de 14 países, consolidando o evento como o principal encontro sobre preservação do patrimônio edificado realizado no Brasil.

ArquiMemória 5 se realizará em Salvador, Bahia, entre 27 de novembro e 01 de dezembro de 2017 e celebrará as oito décadas de institucionalização da política de preservação do patrimônio cultural no Brasil: no dia 30 de novembro de 2017, completar-se-ão 80 anos da entrada em vigor do Decreto-lei nº 25, que instituiu o instrumento do tombamento e organizou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), criado meses antes. O evento comemorará também os 50 anos de criação da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (FPAC), atual IPAC, órgão estadual de preservação do patrimônio cultural baiano.

ArquiMemória 5 é também um evento preparatório do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o mais importante evento de arquitetura mundial, que se realizará no Rio de Janeiro, em julho de 2020, promovido pelo União Internacional dos Arquitetos (UIA) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

A programação contempla palestras com o coletivo AL BORDE (Equador), Alexander Schwarz (Alemanha), Andrea Bruno (Itália), José de Nordenflycht (Chile), Ramón Gutiérrez (Argentina), Paulo Ormindo de Azevedo (Brasil), Taller – Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo (México).

 

Mais informações podem ser obtidas através do site http://iab-ba.org.br/arquimemoria5/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA e Rede Terra Brasil firmam parceria para evento inédito na Bahia

Destaques

Ex-Presidente e Conselheiro Federal do CAU/BA recebe comenda de Honra ao Mérito

Destaques

CAU/BA republica edital que disponibiliza R$ 257 mil reais para o fomento de ATHIS

Pular para o conteúdo