Notícias

Arq. Edinardo Lucas é convidado para o Painel Arquitetando e Transformando

edinardo_divulgacao_marca
Foto: Divulgação

Convidado do CAU/BA, o arquiteto e urbanista Edinardo Lucas participará do Painel Arquitetando e Transformando, evento técnico que compõe a programação do Dia do Arquiteto e Urbanista 2016. Edinardo é mineiro e seu reconhecimento profissional está conectado por sua dedicação ao estudo do espaço público urbano e de projetos de interesse social. Além disso, permeia o cenário cultural, concebendo e executando projetos como o Arte na Praça, Programa Café com Cultura e o Programa Ladeira Metálica, todos na cena mineira.

Em sua atuação acadêmica e profissional, o arquiteto mineiro defende que Arquitetura e Urbanismo e Cultura são a chave da criação, transformação e ativação dos espaços públicos. Arquitetura e cultura podem, juntos, transformar espaços e conectar pessoas aos espaços públicos e, de forma pedagógica, ensinar a compartilhar e, consequentemente, respeitar as diferenças”, diz.

O Portal Habitar a Cidade, também concebido por Edinardo Lucas, demonstra sua preocupação com a temática das cidades. A plataforma surgiu da necessidade de divulgar informações sobre as cidades para que a população e, em especial, os movimentos sociais, pudessem se apoderar de conteúdos produzidos no ambiente acadêmico e contribuíssem para a efetividade do controle social sobre a gestão do espaço urbano. “A população pouco sabe sobre a cidade ou mesmo o bairro em que vive”, observa Edinardo. Por este motivo, defende projetos que forneçam maior embasamento aos cidadãos, permitindo que exerçam maior influência nos ambientes em que vivem. “É direito do cidadão poder, democraticamente, influenciar nos rumos do planejamento da cidade. Sem informação isto é impossível. Projetos como o Habitar a Cidade tentam trazer luz a alguns temas”, afirma Edinardo.

Na opinião do convidado, eventos como o Painel Arquitetando e Transformando, promovido pelo CAU/BA, representam oportunidades de encontro entre pessoas que acreditam na qualificação dos espaços públicos como meio de transformação da sociedade. “Refletir questões como essas em um coletivo que ainda tem a utopia de que o arquiteto tem uma função social dá ânimo para continuar trabalhando e pesquisando para conseguir qualificar espaços e dar oportunidades para a melhoria social”, diz.

Currículo do Arquiteto e Urbanista Edinardo Lucas:
Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), especialista em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Goiás (2012) e mestre em Projeto e Cidade pela Universidade Federal de Goiás (2016). Sua trajetória acadêmica é pautada no estudo de temas voltados à produção do espaço urbano público e projetos de interesse social. Paralelo à formação acadêmica, dedica-se à elaboração, concepção e execução de projetos culturais. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás, membro do Conselho de Política Cultural (CNPC) do Minc. Foi diretor geral do CAU/GO na primeira gestão.


SERVIÇO:
DIA DO ARQUITETO E URBANISTA 2016
ONDE: Bahia Othon Palace
QUANDO: 15 de dezembro, quinta-feira
                     Painel Arquitetando e Transformando: 15h às 17h30
                     Palestra com Gustavo Restrepo: 19h às 21h

INSCRIÇÕES GRATUITAS:
Painel Arquitetando e Transformando: 
https://goo.gl/tzj17n
Palestra Gustavo Restrepo: https://goo.gl/Wsfykt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

CAU/BA apoia VII Simpósio de Acústica da Sobrac NE e gera benefícios para registrados

Destaques

Nova ação civil pública do CAU/BA suspende efeitos de leilão realizado pela Prefeitura de Salvador correspondente ao terreno do Itaigara

Destaques

CAU/BA e o município de Lauro de Freitas selam parceria com a inauguração do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia Social

Pular para o conteúdo